Conteúdo Principal
Publicado em: 24/09/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Magistrados e promotores se reúnem e discutem políticas sobre infância e juventude

Os magistrados que integram o Fórum Estadual da Infância e Juventude (Foejuv) da Paraíba estiveram reunidos, nesta sexta-feira (24), com alguns promotores do Estado, na sede do Ministério Público da Capital. Na ocasião, os juízes participantes levaram ao conhecimento do Órgão Ministerial as experiências vivenciadas com o Fórum, assim como discutiram as possibilidades de organização interna do órgão ministerial em torno da política da infância e juventude.

De acordo com a presidente do Foejuv, magistrada Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa, da 2ª Vara Mista de Sousa, esta articulação interna do Ministério Público é importante para o  desenvolvimento de ações conjuntas, futuramente. “Num segundo momento, pretendemos criar um novo espaço para realizarmos estudos sobre temas em torno da infância e juventude, que afetam tanto o Judiciário como o MP”, falou.

A fim de colaborar com a organização interna do MP, nesta área, a magistrada aproveitou para convidar os promotores para participarem de uma capacitação, que será realizada, com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, nos dias 4 e 5 de novembro, na Escola Superior da Magistratura. O encontro visa à formação dos juízes que atuam no setor e foi estendido aos promotores da mesma área.

A promotora da Infância e Juventude Soraya Escorel avaliou como “bastante produtiva” a reunião. “É fundamental a participação do Ministério Público em políticas que envolvam a Infância e Juventude, pois assim, poderemos discutir juntos e uniformizarmos as ações”, disse.

Soraya Escorel acrescentou que levaria as propostas a outros promotores do Estado e aproveitou para elogiar a iniciativa do Foejuv. “Com este Fórum, estamos fazendo história na Paraíba e fortalecendo o nosso sistema de Justiça”, finalizou.

Além das citadas magistrada e promotora, participaram da reunião, ainda, os juízes Max Nunes da França (2ª Vara Mista de Mamanguape); Virgínia Gaudêncio de Morais (2º Vara da Infância e Juventude de João Pessoa); Ivna Mozart Bezerra Soares Moura (Vara Única de Serra Branca); Maria Aparecida Sarmento Gadelha (2ª Vara Mista de Sapé) e Antônio Golçalves Ribeiro Júnior (Vara Única de São João do Cariri).

Representando o MP, além do procurador-geral do Estado, Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo, os promotores Manoel Cassimiro Neto (João Pessoa); Wildes Saraiva Gomes Filho (Cabedelo), Ana Maria França Cavalcante de Oliveira (Mamanguape) e Renata Carvalho da Luz (Bayeux).

Por Gabriela Parente

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611