Conteúdo Principal
Publicado em: 02/09/2013 - 18h15 Atualizado em: 02/09/2013 - 20h37

Mais de 50 mil servidores da Justiça já responderam ao Censo do Poder Judiciário

Mais de 50 mil servidores dos tribunais e órgãos de Justiça em todo país já responderam ao questionário do Censo Nacional do Poder Judiciário. A pesquisa ficará disponível no site do Conselho Nacional de Justiça-CNJ durante 45 dias. Ainda esta semana a Comissão Censionária do TJPB fará um balanço da participação do Judiciário estadual no censo. Em outubro será aberto o prazo para que os magistrados também respondam a pesquisa.

O juiz auxiliar da Presidência, Onaldo Queiroga, disse que o monitoramento de todas as unidades judiciárias do Estado será feito através das diretorias dos fóruns. Para isso, expediente está sendo encaminhado a todos os diretores e, através de relatórios, será feito o acompanhamento de todas as circunscrições. Devem responder o censo os servidores detentores de cargos efetivos ou em comissão, além dos requisitados para o Poder Judiciário.

A coordenação nacional do Censo informou que vai disponibilizar aos membros das comissões dos tribunais um quadro participativo com os totais e percentagens de cada unidade. A expectativa dos organizadores é que as comissões tenham uma visão detalhada do índice de respostas nos respectivos órgãos.

O Censo Nacional do Poder Judiciário pretende levantar, sistematizar e analisar as informações pessoais e funcionais dos servidores efetivos, comissionados e requisitados, através de um questionário, que servirá como fonte de dados para a avaliação das políticas de recursos humanos já existentes e para a implementação de novas ações.

Também será apontada a quantidade de servidores por características como sexo, cor de pele, escolaridade e idade. Adicionalmente, o censo permitirá comparações entre tribunais distintos, o que facilitará o planejamento das políticas públicas do Poder Judiciário em âmbito nacional. Não participarão da pesquisa os servidores do Judiciário cedidos a órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo, estagiários e profissionais terceirizados.

Para ter acesso ao questionário, é preciso acessar o endereço eletrônico: www.cnj.jus.br/censo. São 39 perguntas que, dependendo das respostas, podem gerar novas questões.

Gecom - Genesio Sousa

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611