Conteúdo Principal
Publicado em: 15/05/2019 - 12h12 Atualizado em: 15/05/2019 - 12h19 Tags: Visita Alunos

Mais de 60 estudantes da Uninassau acompanham  julgamentos das Seções Especializadas do TJPB

Mais de 60 estudantes da Uninassau acompanham  julgamentos das Seções Especializadas do TJPB / Fotos: Ednaldo Araújo

Durante os julgamentos das duas Seções Especializadas Cíveis do Tribunal de Justiça da Paraíba, desta quarta-feira (15), mais de 60 alunos da Faculdade Uninassau (João Pessoa) tiveram a oportunidade de acompanhar o funcionamento dos dois colegiados. Os estudantes do 7º e 8º períodos da disciplina de Prática Forense, do Curso de Direito, estiveram acompanhados do professor Felipe Sales e receberam explicações da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, sobre a forma de votação.

“Hoje, temos a honra de receber um púbico composto, quase que exclusivamente, por alunos de Direito. São estudantes interessados em conhecer, na prática, a forma de julgamento dos recursos e a dinâmica de nossas sessões. Quero parabenizar a instituição pela iniciativa e dizer que o Tribunal está de portas abertas para essa parceria”, comentou Fátima Bezerra, membro da Primeira Seção.

Durante a visita à Segunda Seção Especializada, os estudantes foram recepcionados pelo presidente do colegiado, desembargador Saulo Henrique de Sá e Benevides. Para ele, é importante para o Poder Judiciário estadual receber os alunos. “O Direito é uma arte. O advogado precisa da arte para defender, o promotor de justiça tem que ter a arte de fiscalizar e acusar, e o juiz a sabedoria e arte para julgar, sempre buscando a verdade real. Isso é o correto”, lembrou.

O professor de Prática Jurídica da Uninassau, Felipe Sales, disse que essa interação com o TJPB é fundamental para a formação da turma. “É uma oportunidade dada aos alunos para que possam vivenciar um pouco do ambiente jurídico. Uma das prioridades da nossa Faculdade é mostrar como funciona esses julgamentos de 2º Grau”, disse.

Para uma das estudantes presentes na Primeira Seção Especializada, Lilian Costa, a importância de acompanhar de perto a metodologia da votação é unir a teoria com a prática. “Existem algumas ações que a gente aprende na sala de aula que ficam acrescidas com a realidade dos processos. Hoje, por exemplo, aprendi mais sobre ações rescisórias e mandados de segurança”, afirmou.

Outro aluno que acompanhou os julgamentos foi Menahem Bastos. Segundo ele, algumas dúvidas foram esclarecidas, principalmente, em relação aos advogados. “Foi de um grande aprendizado poder presenciar os advogados fazerem suas sustentações orais da tribuna da sessão. Isso nos traz mais segurança para exercer nossa profissão, no futuro”, comentou.

A Primeira Seção é composta pelos desembargadores Luiz Silvio Ramalho Júnior (presidente), José Ricardo Porto, Leandro dos Santos, Abraham Lincoln da Cunha Ramos, Fátima Bezerra Cavalcanti e José Aurélio da Cruz. 

Compõem a Segunda Seção Especializada os desembargadores Saulo Henrique de Sá e Benevides (presidente), João Alves da Silva, Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, Maria das Graças Morais Guedes, Marcos Cavalcanti de Albuquerque e Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Por Fernando Patriota

Compartilhar:
DICOM
Diretoria de Comunicação Institucional
  • imprensatjpb@gmail.com
  • (83) 3216-1611