Conteúdo Principal
Publicado em: 16/11/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Mais de 80 servidores do TJPB começam curso de Atualização de Língua Portuguesa

Tem início, na noite desta segunda-feira (16), o Curso de Atualização de Língua Portuguesa, incluindo o novo acordo ortográfico e redação oficial. As aulas se estendem até o dia 17 de dezembro e serão ministradas pelo professor Francelino Soares, na sala 5 da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa. Com 83 servidores distribuídos em duas turmas, o curso tem 30 horas/aula. Neste primeiro momento, o aperfeiçoamento é destinado aos funcionários da área administrativa do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Em fevereiro do próximo ano, o curso será disponibilizado aos servidores das serventias judiciais das comarcas do polo da Capital, que compreende João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Caaporã, Cabedelo, Pilar, Gurinhém, Itabaiana, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Pedras de Fogo, Rio Tinto e Santa Rita.

Conforme a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais do TJPB, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, existe a necessidade de atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos dos servidores no tocante à língua portuguesa, “principalmente, na parte redacional e elaboração de textos técnico-científicos referentes à atividade judiciante, melhorando, assim, a qualidade dos serviços por eles executados”, comentou.

As aulas noturnas serão das 19h às 22h, sempre nas segundas, terças e quintas-feiras. Para os alunos do período da manhã, o curso será oferecido nas terças e quintas, das 7h30 às 11h. Se inscreveram servidores dos gabinetes dos desembargadores, das Câmaras Cíveis e Criminal, da Secretaria Judiciária (Distribuição, Taquigrafia e Coordenadoria Judiciária), da Corregedoria Geral da Justiça e da Coordenadoria de Comunicação Social.

A Atualização da Língua Portuguesa abordará, principalmente, os seguinte pontos: ortografia oficial, acentuação gráfica e uso do hífen, incluindo o novo acordo ortográfico; normas práticas de pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; uso devido da crase; classe de palavras (tópicos gerais) e técnicas de redação oficial.

Por Fernando Patriota
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611