Mais de cem participantes do “Voluntários da Justiça” são capacitados através de treinamento on-line
Cerca de 111 voluntários, a grande maioria com atuação no 1º grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado, estão participando de treinamento, via on-line, do programa “Voluntários da Justiça”. O treinamento tem como objetivo habilitar os integrantes a exercerem suas atribuições nas diversas atividades judiciárias e administrativas do Tribunal de Justiça da Paraíba, onde estejam lotados, conforme determina o art. 22, I, da Resolução nº 15/2015, que instituiu o programa.
Com uma carga horária de 24 horas-aula, o curso teve início na última segunda-feira (27) e deverá ser concluído em 30 dias, ou seja, no próximo dia 27 de julho.
O gerente de Capacitação do Tribunal de Justiça, Cláudio Cavalcanti, explicou que a capacitação está sendo ministrada na modalidade a distância (EAD), através do ambiente virtual de aprendizagem do TJPB (ead.tjpb.jus.br). O gerente informou que o curso foi disponibilizado para 213 voluntários, que é o total de pessoas que já participam do programa “Voluntários da Justiça, no âmbito do judiciário, porém apenas 111 integram essa primeira turma.
“Com o encerramento dessa primeira turma, abriremos novo edital a ser publicado no Diário da Justiça eletrônico, para tentar atingir o restante dos voluntários que não se inscreveram. A ideia é abrir, em breve, uma turma, também, para os servidores”, ressaltou.
O Curso está dividido em cinco módulos, o primeiro deles, está ligado ao serviço voluntário. Conforme explicou Cláudio Cavalcanti, é muito importante para o desenvolvimento do judiciário, “já que se trata de um trabalho altruístico e de solidariedade, tendo em vista que as pessoas que aderiram ao programa não recebem nada para trabalhar”.
O módulo 2 aborda a estrutura do Poder Judiciário, enquanto que o terceiro trata dos processos judiciais e administrativos; o quarto, aborda o sistema de informática (Sistemas Corporativos de TI) utilizados no âmbito do judiciário paraibano e, finalmente, encerrando o treinamento, vem o módulo 5; que é o atendimento ao público com vista a melhorar o prestação dos serviços aos órgãos atendidos pelo programa, como Ministério Público e Defensoria Publica.
O gerente de Capacitação explicou, ainda, que um dos grandes benefícios que se percebe com relação ao desenvolvimento de um curso a distancia é a redução dos custos operacionais para capacitar. Ele acrescentou também que hoje o TJ já possui uma estrutura montada para um ambiente virtual de aprendizagem hospedado no endereço ead.tjpb.jus.br.
“Nessa plataforma virtual de aprendizagem conseguimos atingir um público-alvo de Cabedelo a Cajazeiras, sem o custo de deslocamento e sem tirar as pessoas das suas cidades, podendo participar das atividades até mesmo em casa, ou seja, não existem fronteiras para a transmissão do conhecimento”, concluiu
Por Clélia Toscano



