Conteúdo Principal
Publicado em: 28/12/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Mais uma conquista do Biênio 2007-2009: A partir de janeiro, todos os magistrados receberão “notebooks” de última geração

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação
Social do Judiciário paraibano


 


Foi o próprio Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, Dr. Emmanuel Coriolano Ramalho, quem deu a informação ao titular da Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano: cada um dos magistrados paraibanos da ativa vai receber, neste início de 2009, um notebook moderno e avançado, para uso em serviço.


Trata-se, em verdade, de notebooks de última geração e de avançada configuração. E é o resultado de mais uma iniciativa da Presidência do TJ-PB, à frente o desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, que desta forma dá assim prosseguimento a suas medidas no sentido de modernizar o Poder Judiciário do Estado.


 


DESEMBARGADOR GENÉSIO ASSINA ATO


De largo alcance, a providência está sendo implementada pela STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) da mais alta Corte de Justiça do Estado. E, neste sentido, o vice-presidente do TJ-PB, desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, no exercício da Presidência, assinou, no dia 4 de dezembro próximo passado, importante Ato, já saído no Diário da Justiça, homologando o pregão presencial nº. 031/2008.


Tal pregão tem por objetivo o registro de preços em favor das empresas HP (Hewlett-Packard Brasil Ltda) e Lenovo Tecnologia Brasil Ltda (ex-IBM). São estas as duas empresas idôneas que irão fornecer os notebooks destinados a desembargadores e juízes de Direito de todo o Estado.


 


DE INÍCIO, ATÉ 500 EQUIPAMENTOS


Vê-se, deste modo, que a licitação para a compra dos notebooks já foi registrada, podendo o TJ-PB adquirir até 500 equipamentos. Mas, na realidade — conforme apurou a jornalista Clélia Toscano, integrante da Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano —, serão adquiridos, no momento e numa primeira compra, apenas 300 notebooks, de um total de três lotes diversificados e fornecidos por duas empresas distintas.


Isto porque — como explica o coordenador de Suporte e Redes da STI/TJ-PB, o analista de sistemas Fabiano Abrantes Vieira — os primeiros equipamentos serão agora adquiridos à empresa Lenovo/IBM. Trata-se, mais especificamente, de notebooks modelo ThinkPad T400, de ultima geração e de configuração avançada, além de garantia de três anos.


 


TAMBÉM COMPUTADORES DE MESA


De acordo com o que foi publicado no Diário da Justiça, a empresa HP (Hewlett-Packard Brasil Ltda) deverá fornecer, quanto ao Item I, a quantia de 1 mil microcomputadores desktop (não notebooks); e, no Item III, 100 notebooks do tipo tablet.


Já no Item II, a empresa Lenovo Tecnologia Brasil Ltda (antiga IBM) fornecerá 500 notebooks. Tudo isto é feito em conformidade com as especificações técnicas e propostas comerciais constantes do processo nº. 243.594-2.


 


A PARTIR DE JANEIRO


Os novos equipamentos deverão ser entregues aos magistrados no decorrer do mês de janeiro de 2009. Essa entrega será feita, simbolicamente, durante cerimônia a ser dirigida pelo próprio desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro.


Isto ocorrerá na presença dos demais integrantes da Mesa Diretora do TJ-PB, os desembargadores Genésio Gomes Pereira Filho (vice-presidente, ora no exercício da Presidência) e Júlio Paulo Neto (corregedor-geral de Justiça), assim como todos os demais desembargadores integrantes do Tribunal Pleno.


 


MOBILIDADE DAS INFORMAÇÕES


Esses equipamentos a serem entregues aos magistrados a partir de janeiro do novo ano que se aproxima, pela Presidência do TJ-PB, terão importante papel no que se refere à mobilidade dos magistrados e de seus registros informatizados, no trabalho diário para a Justiça paraibana.


Portando um notebook individual e personalizado, adquirido pelo TJ-PB, todo magistrado do Estado poderá conduzir seu equipamento de mão informatizado, diuturnamente (e, digamos também, ao ser transferido para outra Comarca), sem que seja necessário abrir mão de arquivos pessoais e dados processuais arquivados no potente disco rígido do notebook.


 


NO CASO DOS DESEMBARGADORES


Outra decisão importante da Presidência do TJ-PB, ainda quanto à aquisição destes novos equipamentos destinados à completa informatização dos trabalhos desenvolvidos pelos magistrados paraibanos: as mudanças na sistemática do uso dos notebooks beneficiarão também todos os desembargadores que compõem o Tribunal Pleno. Isto porque haverá a substituição de todos os notebooks hoje em poder dos desembargadores por outros equipamentos — os notebooks do tipo tablet.
As substituições estão sendo feitas para melhor suprir os desembargadores com equipamentos ultramodernos, tendo em vista que os atuais estavam bastante defasados tecnologicamente. Os novos notebooks da linha tablet e da marca HP já vêem equipados com canetas eletrônicas em substituição aos tradicionais mouses. Com estes tablets, equipamentos sem dúvida ultra-avançados, os desembargadores poderão, por exemplo, assinar um acórdão, decisão ou despacho na própria tela do computador de mão (até mesmo ele estando fechado, vez que a segurança dos dados é total) — e em seguida, poderão igualmente contar com a impressão do documento, já com a devida assinatura.


 


O QUE É UM TABLET PC


O tablet PC (sua designação completa) é um computador móvel em formato de uma lousa ultramoderna. Equipado com características de sensibilidade ao toque na tela, além de tecnologia híbrida que permite a operação do equipamento com uma pena ou caneta digital (em lugar do mouse tradicional), pode ter sua inviolabilidade assegurada por impressões digitais.


A forma de interagir com o notebook é, portanto, bem mais fácil, rápida, confiável e segura. Os tablet PCs são normalmente utilizados, com mais vantagens, nos casos em que o simples uso de um notebook comum não atende, em termos de funcionalidade, a todas as demandas do usuário. 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611