Conteúdo Principal
Publicado em: 05/02/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Manuais de práticas cartorárias serão lançados no próximo dia 25

No próximo dia 25, no Auditório da Corregedoria Geral da Justiça, serão lançados os dois manuais de práticas cartorárias Cíveis e Criminais. As publicações são elaboradas pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) do Tribunal de Justiça da Paraíba. Na manhã desta sexta-feira (5), aconteceu uma reunião que definiu o início dos treinamentos para o devido uso dos manuais nas unidades judiciárias de todo o Estado.

Segundo a coordenadora da Codes, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, o treinamento tem início na primeira semana de março. “Levando em consideração as informações da Corregedoria, vamos iniciar o treinamento pelo polo de Sousa, que compreende ainda as comarcas de Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Pombal e São Bento”, adiantou Maria dos Remédios. Ela disse, ainda, que os próximos polos contemplados serão Caaporã, Patos e Guarabira.

Segundo a coordenadora, a proposta base dos manuais é padronizar os serviços de cartório em todo o Estado. “Neles constam procedimentos práticos, que os analistas e técnicos judiciários adotam no seu dia a dia e objetiva tirar as suas principais dúvidas dentro dessa temática. Os conteúdos serão disponibilizados aos servidores no site do TJPB (www.tjpb.jus.br).

Os textos trazem simplicidade, agilidade e racionalização das rotinas executadas nos cartórios, com consequente aumento de produtividade e satisfação do jurisdicionado. A Comissão responsável pela elaboração dos manuais se preocupou em ouvir juízes e servidores das varas cíveis e criminais para que eles apresentassem sugestões.

Para a elaboração dos manuais, foram feitas reuniões periódicas com um grupo formado por juízes, representando a Corregedoria e demais varas cíveis e criminais, além de servidores, representando as serventias judiciais e oficiais de justiça.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611