Manuais de práticas cartorárias serão lançados no próximo dia 25
No próximo dia 25, no Auditório da Corregedoria Geral da Justiça, serão lançados os dois manuais de práticas cartorárias Cíveis e Criminais. As publicações são elaboradas pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) do Tribunal de Justiça da Paraíba. Na manhã desta sexta-feira (5), aconteceu uma reunião que definiu o início dos treinamentos para o devido uso dos manuais nas unidades judiciárias de todo o Estado.
Segundo a coordenadora da Codes, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, o treinamento tem início na primeira semana de março. “Levando em consideração as informações da Corregedoria, vamos iniciar o treinamento pelo polo de Sousa, que compreende ainda as comarcas de Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Pombal e São Bento”, adiantou Maria dos Remédios. Ela disse, ainda, que os próximos polos contemplados serão Caaporã, Patos e Guarabira.
Segundo a coordenadora, a proposta base dos manuais é padronizar os serviços de cartório em todo o Estado. “Neles constam procedimentos práticos, que os analistas e técnicos judiciários adotam no seu dia a dia e objetiva tirar as suas principais dúvidas dentro dessa temática. Os conteúdos serão disponibilizados aos servidores no site do TJPB (www.tjpb.jus.br).
Os textos trazem simplicidade, agilidade e racionalização das rotinas executadas nos cartórios, com consequente aumento de produtividade e satisfação do jurisdicionado. A Comissão responsável pela elaboração dos manuais se preocupou em ouvir juízes e servidores das varas cíveis e criminais para que eles apresentassem sugestões.
Para a elaboração dos manuais, foram feitas reuniões periódicas com um grupo formado por juízes, representando a Corregedoria e demais varas cíveis e criminais, além de servidores, representando as serventias judiciais e oficiais de justiça.
Por Fernando Patriota