Material de limpeza produzido por apenados é entregue ao Hospital Laureano
A primeira entrega de materiais de limpeza produzidos por reeducandos do sistema prisional paraibano foi realizada esta semana, na última quarta-feira (14). O material foi doado ao Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. A ação é o resultado do curso de fabricação de sabão artesanal oferecido na Penitenciária de Segurança Máxima “Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes” (PB 1), por meio de parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Secretaria de Administração Penitenciária e Primeira Igreja Batista.
A capacitação teve início no dia 20 de julho com o objetivo de ressocialização e produção voltada, inicialmente, a suprir a própria unidade prisional, com a participação de dez apenados, no primeiro momento. Na ocasião, a juíza da Vara das Execuções Penais de João Pessoa, Andreia Arcoverde, ressaltou que, 10% da produção será destinada à doação para entidades filantrópicas.
“Os projeto tem impacto em três frentes: sustentabilidade, com o aproveitamento de materiais recicláveis; ressocialização de apenados, uma vez que há capacitação para o mercado de trabalho e melhoria da qualidade de vida daquela população carcerária, visto que garante a auto-suficiência da unidade em relação a materiais de higiene e limpeza”, afirmou a magistrada.
A juíza informou ainda que o projeto tem contado com a colaboração do 1º Juizado Especial de Mangabeira, onde atua como juíza auxiliar. “Todo mês há um repasse de recursos provenientes de transações penais, para colaborar com a continuidade do curso e do projeto”, revelou.
A magistrada adiantou que a Fábrica de Sabão já tem, inclusive, logomarca, que a identifica. A marca foi criada por Bruno Máximo, filho de um servidor do Poder Judiciário, lotado no Fórum Regional de Mangabeira.
O promotor da Promotoria da Tutela Coletiva do Sistema Prisional e Direitos Humanos de João pessoa, Ricardo Medeiros, comentou a iniciativa. “A ideia é fomentar a cidadania das pessoas e o sentimento de coletividade e solidariedade na sociedade civil”.
Durante a entrega, o major Sérgio Fonseca, que representou o secretário Wagner Dorta na ocasião, ressaltou a busca constante pelo equilíbrio dentro do sistema penitenciário, com a aplicação da disciplina e a implementação de ações concretas de ressocialização.
A coordenadora de Nutrição do Hospital Napoleão Laureano, Josilene Venâncio, agradeceu a ação e falou da parceria. “É de suma importância esta parceria entre a Secretaria de Estado da Administração e o Hospital Napoleão Laureano, é uma ajuda a mais, a gente trabalha com 150 leitos, que todos os dias, 3 vezes ao dia, são limpos, porque existe a rotatividade de paciente, então o gasto com material de higiene é muito grande, portanto é uma soma a mais para o nosso hospital filantrópico”, ressaltou.
Doações – Os interessados em colaborar podem realizar doações de soda cáustica, hipoclorito de sódio (cloro), desinfetante concentrado, essências e óleo de cozinha usado. Os produtos deverão ser entregues na escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN), situada ao lado do Hospital São Vicente de Paulo, na Avenida João Machado, João Pessoa.
A Primeira Igreja Batista, no Centro da Capital, também terá um ponto de coleta funcionando às terças-feiras.
Por Gecom-TJPB