Conteúdo Principal
Publicado em: 06/10/2011 - 12h00 Atualizado em: 24/09/2020 - 17h12 Tags: Geral, Legado

Membros do Núcleo de Conciliação do TJPB discutem boas práticas e estratégias durante encontro nacional

Conhecer as boas práticas da conciliação, preparar as condições para se realizar a Semana Nacional da Conciliação 2011 e discutir estratégias de comunicação foram alguns dos temas debatidos na manhã desta quinta-feira (6), durante o Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que acontece na Escola da Magistratura Federal, 1ª Região, em Brasilia. Os juízes Antônio Carlos Sarmento e Gustavo Procópio Bandeira de Melo, intergrantes do Núcleo Permanente de Conciliação do TJPB, participam das discussões e se interam sobre o planejamento estratégico para implementação de métodos consensuais e pacificação dos conflitos.
           
Os tribunais do país, com apoio do CNJ, está tentando diminuir o número de demandas e a preocupação é buscar a conciliação prévia, disse o juiz Carlos Sarmento. Ele observou que os números mostram que na prática essa idéia é positiva e é o melhor meio de se resolver as demandas, antes do ingresso na Justiça, além de permitir a aproximação das partes. “Nesse encontro estamos buscando conciliar pensamentos, unir idéias e tirar propostas para que se possa ampliar e melhor trabalhar a cultura da conciliação no país,” enfatizou.

O juiz Gustavo Procópio avaliou que o encontro é proveitoso, no momento em que se busca a troca de experiências entre os tribunais, e nessa primeira etapa, trouxemos idéias positivas, e que vão orientar os estados a coordenar os trabalhos de conciliação. O Núcleo da Paraíba foi criado recentemente graças ao empenho do presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos e a determinação da diretora, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti “A tônica da Justiça é a conciliação, sem dúvidas, o meio mais eficaz para resolver os conflitos, permitindo assim a satisfação do usuário, que é muito maior do que através do processo judicial", observou o magistrado.

Gecom/TJPB/gs

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611