Conteúdo Principal
Publicado em: 20/04/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Metas de treinamento do Judiciário serão cumpridas pelo Tribunal de Justiça da PB até início de junho

A Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça, por meio da sua Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes), vai cumprir, até o início de junho, a Meta 6 do Poder Judiciário nacional, de 2009. O objetivo é capacitar o administrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho, para imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas. Com essa medida, o TJPB cumpre as metas, no que se refere a treinamento.

Devem participar do Curso de Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho todos os administradores dos fóruns do Estado. “Nós estamos convidando o juiz de cada vara e seu respectivo analista judiciário. Na impossibilidade, um técnico judiciário que esteja substituindo o analista comparecerá. O importante é que, pelo menos, uma pessoa de cada unidade receba o treinamento”, esclareceu o secretário de RH, Romero Cavalcanti Gonçalves Júnior. Para o cumprimento integral da Meta 6 foram escolhidas quatro cidades-polo; João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Patos.

O curso tem uma carga de 16 horas e teve início nessa segunda-feira (19), em Sousa, e será concluído nesta terça-feira (20). Na quinta (22) e sexta-feira (23), será a vez das comarcas polarizadas por Patos. Campina Grande receberá duas turmas, assim divididas: a primeira, nos dias 29 e 30 deste mês e a segunda nos dias 6 e 7 de maio.

A comarca da Capital terá quatro turmas de capacitação em gestão de pessoas e de processos de trabalho. As datas ficaram estabelecidas desta maneira: 13, 14 e 15 de maio; 20, 21 e 22 de maio; 27, 28 e 29 de maio e 31 de maio e 1º de junho. “As oito turmas cobrirão cem por cento das unidades judiciárias do Estado. No dia 12 de junho, estaremos enviando o relatório ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com todas as informações sobre o cumprimento da referida Meta”, garantiu Romero Cavalcanti.

Conteúdo – Para ministrar o treinamento, o Tribunal de Justiça  contratou três consultores com larga experiência nessa área. Segundo informou o secretário de RH, todos são professores e coordenadores de Cursos de Pós-graduação e MBA da UFPB, UFCG e Unipê. Dentro do módulo Gestão de Pessoas, os participantes serão capacitados em conceitos sobre a nova organização e “Stakeholders”; Demanda Contemporânea para Gestor de Pessoas (comunicação, cultura organizacional, gestão de mudança, liderança, trabalho em equipe e pleno envolvimento nas transformações e mudanças), Competências Organizacionais e Individuais, e Resultados Organizacionais.

Em Gestão de Processos, serão repassados as mais novas técnicas em Estrutura Organizacional, Processos Administrativos, Implantação do Gerenciamento de Processos e Mapeamento e Análise de Processos.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611