Miguel de Britto Lyra é empossado no cargo de juiz-corregedor no Tribunal Regional Eleitoral
O juiz Miguel de Britto Lyra Filho foi empossado, no final da tarde dessa terça-feira (13), em sessão ordinária, no cargo de Corregedor Regional Eleitoral. Ele assume a vaga do colega João Batista Barbosa, que permanece na Corte na condição de juiz eleitoral. A solenidade foi conduzida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Corte.
Miguel de Britto, juiz da 3ª Vara Cível da Capital, integra a composição do Tribunal Regional Eleitoral na categoria de Juiz de Direito e deverá conduzir os trabalhos da Corregedoria Eleitoral durante as eleições deste ano. Para ele, assumir essa missão representa mais um degrau em sua carreira de magistrado e, por isso, recebe a responsabilidade com entusiasmo e determinação para colaborar com o bom andamento dos trabalhos neste ano eleitoral. “Chego para somar esforços nesse processo, sempre preocupado com uma prestação jurisdicional célere e eficiente”, disse.
O juiz João Batista Barbosa falou em nome da Corte Eleitoral para saudar o novo Corregegedor Eleitoral e, na oportunidade, lembrou a responsabilidade que passa às suas mãos a partir de agora, no momento em que a Justiça Eleitoral se prepara para entrar no processo de eleição. “Temos a certeza de que essa nova missão será bem cumprida. Dr. Miguel é um magistrado de equilíbrio, que ama e prima pela verdade”, disse ele ao ressaltar suas qualidades.
Pelo Ministério Público Eleitoral usou da palavra o procurador Regional Eleitoral, Yordan Moreira Delgado. “Sua presença nesta Corte Eleitoral é uma grande aquisição, em especial na condição de Corregedor Eleitoral, pelas qualidades que já demonstrou em sua trajetória de magistrado”, observou o procurador. O advogado Edward Johnson Gonçalves de Abrantes falou em nome da OAB/PB para enaltecer a sabedoria do juiz Miguel de Britto Lira. “ Vossa Excelência saberá, e tem a confiança da OAB na condução desse mister, com tranquilidade e sabedoria”, frisou ele.
O juiz Miguel de Britto Lira Filho é natural de João Pessoa e concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal da Paraíba em 1981. Foi professor secundarista e funcionário do município, antes de ingressar na magistratura em maio de 1989, quando foi nomeado para a Comarca de Rio Tinto. Promovido por merecimento em março de 1992 para a comarca de Pedras de Fogo, onde permaneceu até maio de 1996, quando foi removido para o 4º Juizado Substituto da comarca da Capital. Promovido por merecimento para a 2ª Vara Criminal de Campina Grande, e removido na sequência, para a 3ª Vara Cível de João Pessoa, onde permanece até hoje. Foi juiz substituto em várias comarcas e convocado em diversas oportunidade para o Tribunal Pleno. Trabalhou com juiz eleitoral na 55ª, 44ª e 70ª Zonas de Rio Tinto, Pedras de Fogo e de João Pessoa.
TJPB/Gecom/genesio sousa