Missa em Ação de Graças marca primeiro compromisso da nova Mesa Diretora do TJPB
O ato religioso ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), antecedendo à solenidade de posse dos novos gestores do Tribunal de Justiça; desembargadores Marcos Cavalcanti, José Ricardo Porto e Arnóbio Alves Teodósio, que vão ocupar os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor geral da Justiça, respectivamente.
A cerimônia, que teve início às 10h30, foi ministrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, com comentários da senhora Iris Helena (esposa), dos filhos do desembargador Cavalcanti (Marcos Filho, Raphael e Filipe Cavalcanti) e familiares. A missa contou com a presença da presidente da Corte, desembargadora Fátima Bezerra, de desembargadores do TJPB, do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, do ex-governador do Estado, Roberto Paulino, além de magistrados, amigos e convidados.
Na homilia, o celebrante destacou que espera dar continuidade à dinâmica criativa e propulsora entre a Arquidiocese do Estado e o TJPB.“Os presidentes do Tribunal de Justiça da Paraíba têm demonstrado galhardia, coragem e posicionamentos esclarecidos”, disse Dom Aldo Pagotto.
O desembargador Marcos Cavalcanti agradeceu, na ocasião, a presença de todos à celebração e pediu a graça de Deus para que o guie na condução do Tribunal de Justiça de maneira justa e transparente, cumprindo a função social que o Judiciário deve exercer perante a sociedade. Ele também ressaltou o grande trabalho realizado pela desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti à frente do TJPB, nesses dois últimos anos.Ao final da missa, o desembargador Marcos dirigiu palavras aos religiosos, agradecendo pela “belíssima concelebração eucarística”, ao tempo que reafirmou a fé em Deus e pediu novamente ao Pai celestial discernimento na missão de conduzir os destinos da Justiça estadual.
Já o novo vice-presidente da Corte, desembargador Ricardo Porto, assegurou que exercerá as atribuições do cargo em toda plenitude. “Procurarei também exercer a judicatura com seriedade, honestidade e celeridade”, afirmou.
Por fim, o novo corregedor de Justiça, desembargador Arnóbio Teodósio, também falou da nova missão no Judiciário estadual. “Assumo o cargo com senso de responsabilidade e com o objetivo de acertar, bem como contribuir para melhorar a prestação jurisdicional no Estado”, assegurou.
A sessão de posse solene da nova Mesa Diretora ocorrerá às 16h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O desembargador Marcos Cavalcanti será o 48º presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba e o 5º magistrado filho da cidade de Mamanguape a assumir a chefia da mais alta Corte de Justiça do Estado.
O discurso de saudação ao novo presidente da Corte de Justiça será feito pelo desembargador Romero Marcelo, atual vice-presidente do Judiciário. Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), a saudação será feita pelo advogado Marcos Cavalcanti de Albuquerque Filho (filho do desembargador Cavalcanti). Já o procurador Bertrand Asfora vai saudar o novo presidente do TJPB pelo Ministério Público estadual.
Por Marcus Vinícius e Marayane Ribeiro (estagiária)


























