Conteúdo Principal
Publicado em: 30/08/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Moderno plano de segurança eletrônica vai oferecer mais proteção aos magistrados, servidores e jurisdicionados

A Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, buscando complementar a segurança interna nos fóruns das comarcas do Estado, na sede, no Anexo Administrativo, Corregedoria Geral de Justiça  e na Escola Superior da Magistratura (Esma), recomendou à Assessoria Militar que viabilizasse um plano de segurança eletrônica para todas as unidade do Poder Judiciário estadual. Desta forma, o presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, atende a uma solicitação da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).

O assessor militar do Tribunal, coronel Gilberto Moura, informou que já se encontram tramitando  os processos referentes aos planos de segurança eletrônica. Estes irão dispôr de câmeras de alta resolução, com infravermelho, zoom, gravação 24h, transmissão via Internet para a central de inteligência e monitoramento da assessoria militar e para a sala dos diretores dos fóruns.

Ainda de acordo com o assessor militar, as unidades judiciárias da Capital, Campina Grande, Bayeux e Santa Rita, todas de 3ª entrância; bem como, os prédios do TJ e Anexo Administrativo, já dispõem de segurança terceirizada armada. Já no interior, ainda segundo o coronel Gilberto Moura, a segurança é feita por vigilantes requisitados das prefeituras municipais. Em alguns fóruns, são escalados militares pelo comando da área local para apoiarem na segurança durante o expediente forense. Dentre eles: os das comarcas de Patos, Cajazeiras e Guarabira, de 2ª entrância.

Detector de metais – No dia 20 de maio deste ano, o Tribunal de Justiça adquiriu 14 portais fixos com detectores de metais. Os equipamentos foram instalados nos fóruns com maior movimentação de jurisdicionados, sob a supervisão e acompanhamento da Assessoria Militar do TJPB.

Os portais fixos com os detectores de metais vão funcionar no Anexo Administrativo do TJ, Fóruns Cível, Criminal e de Mangabeira, em João Pessoa; como, ainda, nos fóruns de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Patos e Sousa. Nos demais fóruns, já existem os detectores de metais portáteis.

Novo pleito – Outra solicitação do presidente da AMPB, juiz Antônio Silveira Neto, é de que seja disponibilizado, em cada Fórum do interior, um policial militar para realizar a segurança das unidades, juntamente com os vigilantes requisitados. Caso a proposta seja deferida pelo presidente do TJ, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, será enviado expediente ao Governador do Estado solicitando a ampliação do número de militares à disposição do Poder Judiciário estadual.

Por Marcus Vinícius Leite  e Cristiane Rodrigues

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711