Conteúdo Principal
Publicado em: 14/03/2012 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Municípios do Vale do Mamanguape entregam Títulos de Cidadãos a desembargadores do TJPB

Cinco municípios que integram a região do Vale do Mamanguape homenagearam, nessa terça-feira (13), desembargadores do Judiciário estadual com a entrega de títulos de cidadania, numa solenidade conjunta realizada pelas Câmaras de Vereadores de Rio Tinto, Baía da Traição, Mataraca, Marcação e Itapororoca. O evento ocorreu no Ginásio do Sesi, na cidade de Rio Tinto. Os presidentes do Tribunal de Justiça da Paraíba e do Tribunal Regional Eleitoral, respectivos desembargadores Abraham Lincoln da Cunha Ramos e Marcos Cavalcanti de Albuquerque, receberam cidadanias das cinco Câmaras Municipais.

Também o desembargador aposentado Miguel Levino de Oliveira Ramos, representado por seu filho desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, foi prestigiado com a adoção pelos municípios de Itapororoca e Mataraca. O desembargador João Alves da Silva, que também mereceu a homenagem, não pode comparecer. A propositura do seu Título de Cidadão do município de Mataraca foi feita pelo vereador Floriano Barreto da Silva.

A entrega dos títulos de cidadãos riotintenses aos magistrados foi feita pelo vereador Josenir Gonçalves dos Santos, autor da proposta. Na ocasião, reconheceu os méritos dos desembargadores e os trabalhos prestados à região durante os seus exercícios profissionais. “São filhos que sempre engradeceram essa terra no cenário paraibano, por isso, estão sendo adotados para a honra do municípios”, afirmou.

A vereadora autora da proposição da homenagem feita pela Câmara Municipal de Marcação, Joseane Maria Alves de Lima, também discursou e falou sobre a importância dos homenageados para aqueles municípios que integram a região do Vale do Mamanguape: “Esses títulos representam o orgulho do povo de Marcação pelo brilhante papel que Vossas Excelências desempenham na Justiça paraibana”. Já o vereador Luciano Freire de Queiroz lembrou a feliz iniciativa da Câmara de Baia da Traição. “Um grande feito da nossa Câmara é reconhecer e prestar esta digna homenagem a quem tanto fez e faz pelo Vale do Mamanguape”, disse.

As concessões dos títulos na Câmara de Vereadores de Mataraca foram propostas por diferentes parlamentares. O vereador Floriano Bezerra da Silva justificou sua propositura, destacando a atuação do presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln, no seu trabalho à frente da Corte, priorizando melhorias para o acesso à Justiça através da criação de novos juizados e ampliação do processo eletrônico. Já Francisco José Correia lembrou as ações do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

 “Sua terra natal sempre recebeu o seu carinho, inclusive em obras literárias de sua autoria. Uma de suas primeiras ações ao assumir o TRE mostrou preocupação, levando para a região a coleta de dados biométricos, medida que busca mais transparência e evita fraudes nas eleições”, disse ele. A vereadora Walterluzia Maria Emília Brandão agradeceu o legado deixado pelo desembargador Miguel Levino de Oliveira Ramos. “Nossa gratidão e o reconhecimento a este desembargador, que teve como sua primeira comarca a cidade onde nasceu, e a ela deu uma excelente contribuição jurídica, cultural e social, deixando como herança o exemplo de sua conduta, e seus filhos, que seguiram o ofício do pai, e hoje são honrados magistrados, tendo na Presidência do TJ, o desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos”, enfatizou a parlamentar mirim.

O vereador Paulo César Fernandes Queiroz, ao fazer a entrega da cidadania aos desembargadores, enalteceu o compromisso a a fidelidade dos homenageados com a região do Vale do Mamanguape. “Itapororoca assiste fatos que justificam essa propositira. São filhos da terra, do Vale do Mamanguape, que saíram de suas terras para vencer, sem, no entanto, esquecer as suas origens”.

Ao final da solenidade, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, falando em nome dos homenageados, agradeceu o reconhecimento dos vereadores, em especial, por representarem cinco municípios da região do Vale do Mamanguape. Lembrou a trajetória de cada um ao longo do tempo, destacando a coincidência dos destinos que marcaram os caminhos, referindo-se ao colega desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, no momento em que os dois, voltam à região, na condição de presidentes do TJPB e do TRE, para congratularem-se com os conterâneos nessas homenagens.

“Dedicamos as honras dos nossos cargos aos nossos conterrâneos, pelo orgulho de termos nascido nas terras mais férteis do Estado. O lugar onde chegamos só eleva o nosso povo”, declarou. A prefeita do município de Rio Tinto, anfitriã do evento, Magna Gerbasi, também fez uso da palavra e enfatizou as qualidades dos magistrados, reiterando que representavam exemplos para os operadores do Direito. “Todos os agraciados permanecerão lembrados pela região e este dia ficará marcado na história de nossos municípios”, finalizou.

Várias autoridades prestigiaram a solenidade conjunta das Câmaras Municipais, entre elas os desembargadores João Benedito da Silva, Saulo Henriques de Sá e Benevides, Joas de Brito Pereira Filho, Arnóbio Alves Teodósio, José Ricardo Porto, os juízes diretores dos fóruns criminal e cível da Capital, José Aurélio da Cruz e Fábio Leandro de Alencar, o diretor do Fórum de Mamanguape, juiz Max Nunes de França, o juiz eleitoral do TRE, Sílvio Porto Filho, o diretor de informação do TJPB, Itapuan Botto Targino, o coordenador de Jurisprudência e Documentação TRE, Marcio Roberto Soares Ferreira, o dr. Marcos Gerbasi e o diretor-geral do TRE, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, além de magistrados, prefeitos, vereadores e outros.

 TJPB/Gecom/gabriela parente e genésio sousa

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611