Conteúdo Principal
Publicado em: 30/09/2014 - 17h50 Atualizado em: 24/09/2020 - 16h49

Mutirão com a Seguradora BB Mapfre tem conciliação em 12 processos

O Centro de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba realizou, nesta segunda-feira (29), o segundo mutirão de conciliação com a Seguradora BB Mapfre. Inicialmente, 37 processos estavam agendados, mas cinco desses foram retirados de pauta a pedido da empresa. O esforço concentrado resultou no acordo de 12 ações. Apenas sete não obtiveram consenso entre as partes. Houve o registro de 13 ausências.

Para a coordenadora do Centro de Conciliação do Fórum Cível da Capital, juíza Maria das Graças Fernandes, o resultado foi bom. “Há um registro de importância com esses 12 acordos, porque é o número de processos que saem dos cartórios e estimulam outros acordos também. Isso mostra para as demais pessoas que é possível entrar em consenso, que nosso trabalho não é faz de conta”, afirmou.

Segundo a magistrada, todas as pessoas que integram o Centro têm boa vontade de promover a cultura da conciliação, pela importância do acordo para os promoventes das ações e para o próprio Poder Judiciário. Ela explica que a maioria dos processos de seguro automobilístico, por exemplo, envolve perícias e podem levar anos até o julgamento.

“A procura das empresas pelo nosso trabalho tem sido significativa. Isso mostra que temos reconhecimento”, exemplificou. O esforço concentrado envolveu ações securitárias das unidades judiciais de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, com o objetivo de dar celeridade a ações judiciais da empresa na região metropolitana da Capital.

Ao todo, dez alunos do curso de Direito do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) estiveram envolvidos atuando como conciliadores. “A iniciativa é fundamental. Os estudantes têm disciplina de conciliação e medição, e foram instruídos para vivenciar o exercício profissional”, observou a professora Cristiane Rabelo.

O gerente da Seguros BB Mapfre, Luiz Carlos Thadeu Moreyra Thomaz, foi um dos que ressaltaram a importância dos mutirões. “Entendemos que, através dos mutirões, estamos prestando um grande serviço à sociedade e, também, dando uma grande colaboração ao Poder Judiciário paraibano e aos autores da ação”, finalizou.

As empresas interessadas em realizar mutirões em parceria com o TJPB devem procurar o Núcleo de Conciliação ou o Centro de Conciliação do Judiciário estadual para agendamento.

Gecom – TJPB com Karina Negreiros (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711