Conteúdo Principal
Publicado em: 19/12/2013 - 22h52

Mutirão do Júri realiza 541 audiências, promove 41 condenações e 30 absolvições

O esforço concentrado será suspenso durante o recesso forense

Está suspenso a partir da tarde desta quinta-feira (19) o Mutirão do Júri do Tribunal de Justiça da Paraíba. Durante a realização do mutirão, de 1º abril a 30 de novembro, foram realizadas 541 audiências, 41 condenações pelo júri e 30 absolvições.

O desembargador José Aurélio, coordenador do esforço concentrado, explicou que a suspensão do mutirão se dá em face do recesso florense, que ocorrerá no período de 20 de dezembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014. “A partir do dia 7 de janeiro, nós voltaremos as atividades normais do Poder Judiciário. Aí, voltaremos a ativar a questão do mutirão e analisar a viabilidade da sua continuidade ou não”, informou.

Segundo o magistrado, a produtividade do mutirão foi “muito boa e cessante”. “Superou as expectativas do Tribunal de Justiça da Paraíba, os juízes trabalharam com afinco desde o início junto com os servidores. A região metropolitana a qual estava abrangida pelo trabalho do mutirão foi satisfatória. Acredito que surtiu os efeitos desejados para adiante seguirmos com outros mutirões”, acrescentou.

A perspectiva é que o Mutirão do Júri no próximo ano se estenda a outras unidades judiciárias do estado, a exemplo de Campina Grande. “Quiçá ocorra também em outras comarcas do interior, que estejam necessitando de maior celeridade de julgamentos de crimes dolosos contra a vida. Daí vamos verificar a viabilidade de cada comarca”, adiantou.

Para o desembargador é de grande importância a realização desse tipo de esforço concentrado. “A continuidade vai depender da produtividade que tivemos nos últimos meses e a palavra final do Conselho Nacional de Justiça, através de um juiz que virá para se posicionar a respeito desse mutirão”, finalizou.
Por Karina Negreiros (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711