Mutirão já virtualizou 50% dos processos na Vara de Execução Penal de Campina Grande
O mutirão realizado na Vara de Execução Penal (VEP) da comarca de Campina Grande já digitalizou 50% dos mais de 2.700 processos que ali tramitam. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, o processo de virtualização está previsto para ser concluído ainda este ano. Com a digitalização dos processos, a VEP de Campina Grande passa a trabalhar de forma totalmente eletrônica, resultando na celeridade dos trabalhos.
Após a conclusão da digitalização, todos os advogados que atuam em Campina Grande serão convocados para cadastramento e treinamento no novo sistema, nos mesmos moldes do que foi realizado na comarca da Capital.
Segundo a secretária de Tecnologia da Informação, Lourdes Maria Coutinho, dentre os recursos que serão disponibilizados com a virtualização da VEP de Campina Grande estão o peticionamento eletrônico e a consulta processual através da Internet. “Será possível também ao magistrado obter informações em outras Varas de Execução Penal já virtualizada, como é o caso da unidade de João Pessoa, objetivando identificar os feitos em andamento, simplificando, assim, os trâmites processuais da execução penal”, disse a secretária.
Lourdes Maria informou, ainda, que para não haver prejuízo nos serviços normais do cartório, o trabalho está sendo feito durante as sextas e sábados, evitando, assim, o recrutamento de servidores para desenvolvimento de atividades extracartório.
Da Coordenadoria (com a colaboração do estagiário Herberth Acioli)