Conteúdo Principal
Publicado em: 07/06/2013 - 15h06 Atualizado em: 07/06/2013 - 15h08

Mutirão realizado no Fórum de Magabeira já analisou 1.400 mil processos

O Esforço Concentrado do Cartório Unificado realizado no Fórum Regional de Mangabeira chega ao fim nesta sexta-feira (7). De acordo com dados prestados pela Diretoria da unidade, até a terceira semana dos trabalhos, servidores e juízes já haviam movimentado mais de 4.000 processos, dos quase 18 mil que tramitam nas seis varas do Fórum. Houve ainda, 1.400 processos analisados pelos juízes que participam dessa operação.

O relatório final do esforço será encaminhado ao Tribunal de Justiça da Paraíba no início da próxima semana, segundo informou o diretor do fórum, juiz Manoel Abrantes.

O mutirão foi iniciado no dia 13 de maio, e nas seis varas regionais tramitam um total de 17.980 processos. Em três semanas de trabalho foram baixados 824 processos. No início do evento existiam 13.194 feitos paralisados há mais de trinta dias em cartório, representando 73,38% dos processos em andamento.

De acordo com o balanço realizado no último dia em 31 de maio, referente ao trabalho que vem sendo realizado, já houve diminuição em torno de 38,30% dos processos paralisados há mais de trinta dias em relação aos processos em andamento.

“Esse dado nos faz crer que atingiremos a nossa meta. Sabíamos que não chegaríamos a 100%, em virtude dos feriados, ponto facultativo que houve no período, mas havíamos estabelecido uma meta de 70% e acredito que atingiremos este percentual”, disse o juiz diretor, Manoel Abrantes.

No período, foram proferidos 1.309 despachos/decisões e 109 sentenças, salientando que houve maior concentração do serviço na juntada de petições, mandados, documentos e laudos periciais aos processos, sendo feitas poucas conclusões de autos para os juízes.

Participam do esforço concentrado os seis magistrados das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas Regionais, além de 38 servidores que estão se revesando em dois turnos de trabalho, dos quais 24 são servidores do Cartório Unificado e, 14, cedidos por outras Varas.

Missa - Na manhã de hoje uma Missa alusiva à primeira sexta-feira do mês de junho aconteceu naquele órgão jurídico, celebrada pelo padre Nilson Nunes da Silva, do Santuário Mãe Rainha/Bessa. O desembargador Fred Coutinho participou do evento, representando a presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.

Gecom com Janailton Oliveira

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611