Conteúdo Principal
Publicado em: 24/04/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Nesta sexta-feira, presidente do STJ recebe título de cidadania paraibana e lança livro em João Pessoa



por Evandro da Nóbrega,

coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano


 

O ministro Humberto Gomes de Barros, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), instituição com sede em Brasília, DF, receberá nesta sexta-feira, 25 de abril, o título de Cidadão Paraibano, que lhe foi outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado. A solenidade de entrega da honraria vai ocorrer a partir das 10h40, no Plenário ¿Deputado José Mariz¿, da Casa de Epitácio Pessoa, sede do Poder Legislativo da Paraíba.

 

Da sessão solene de outorga do título, participará o desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, juntamente com outros desembargadores e altos servidores do Poder Judiciário paraibano.

 

YVETTE SARAIVA & SOCORRO MONTENEGRO

O ministro Gomes de Barros chega a João Pessoa pouco antes do início da solenidade, na manhã desta sexta-feira, em companhia de sua esposa, a Sra. Yvette Maria Saraiva Gomes de Barros.

 

Prevê-se também o comparecimento, à solenidade de outorga do título ao ministro, da Dra. Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro, esposa do desembargador-presidente Antônio de Pádua e presidente da AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba).

 

GOMES DE BARROS & MARCOS PIRES

Às 19 h desta mesma sexta-feira, dia 25, o desembargador-presidente Antônio de Pádua estará participando do lançamento de dois livros:

 

1) o do próprio ministro Humberto Gomes de Barros, intitulado Electro Sanitas [pronuncia-se eléktro sânitas ¿ e o o tem o som de o mesmo, não de u]; e

 

2) o volume sob o título de Advogado, o Livrinho, de autoria do causídico paraibano Marcos Pires.

 

O lançamento destas duas obras ocorrerá na sede da FCJA (Fundação Casa de José Américo), localizada na Avenida Cabo Branco, 3336, na praia do mesmo nome. O livro do ministro-presidente do STJ será apresentado pelo Dr. Marcos Pires, cuja obra, por seu turno, terá apresentação do próprio ministro Gomes de Barros.

 

ELECTRO SANITAS

Este livro do ministro Gomes de Barros relata, em pinceladas tragicômicas, a vida e obra de ¿um gênio que o Brasil e o Mundo perderam quase sem conhecer¿: o personagem Edson, nascido no interior de Alagoas e uma espécie de mistura fantástica de Leonardo da Vinci com o professor Pardal das histórias em quadrinhos de Walt Disney... 

 

A obra do ministro é publicada pela Editora Atheneu. Outros livros do ministro Gomes de Barros, na vertente literária, são Usina Santa Amália e As pernas da cobra.

QUEM É O MINISTRO GOMES DE BARROS

Praticamente todos os paraibanos conhecem o advogado pessoense Marcos Pires. O mesmo não parece ocorrer com relação ao ministro Humberto Gomes de Barros, presidente do STJ, que passa a contar com a cidadania paraibana a partir desta sexta-feira, 25 de abril. De como que convém dizer que ele nasceu em Maceió, AL, a 23 de julho de 1938, filho de Carlos Gomes de Barros e Laura Lima Gomes de Barros.

 

Sua esposa é a Sra. Yvette Maria Saraiva Gomes de Barros, com quem tem os filhos Humberto, Lícia, Raquel e Carlos Adolfo, todos Saraiva Gomes de Barros.

 

FORMAÇÃO HUMANÍSTICA

Sua formação acadêmica é a seguinte, de acordo com dados existentes no Portal do próprio STJ:

 

* Bacharel em Direito pela Universidade do Brasil (Rio de Janeiro, RJ, 1962);

* Especialização em Direito do Trabalho, com defesa da tese Direito de Greve, pelo Instituto Social da Universidade do Brasil;

* Curso de Humanidades, pelo Colégio Guido de Fontgalland - Maceió, AL.

 

FUNÇÕES ATUAIS

O ministro Humberto Gomes de Barros, atual presidente do STJ, passou a integrar este Superior Tribunal de Justiça em 27 de junho de 1991, por indicação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). É também membro da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça; ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral); presidente do Conselho da Justiça Federal a partir de 7 de abril de 2008; e presidente do Conselho de Administração a partir da mesma data.

 

CARGOS QUE JÁ EXERCEU

Entre as principais atividades que exerceu encontram-se as de:

* Solicitador Acadêmico, inscrito na OAB/RJ (1961/1962);

* Estagiário na Defensoria Pública do Rio de Janeiro (1962);

* membro do Quadro de Advogados da OAB/DF, inscrito em 1963;

* Procurador do Distrito Federal (1963);

* Procurador-Chefe da 3ª. Subprocuradoria-Geral do Distrito Federal (1967/1968);

* Sócio fundador do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (1970), tendo integrado o Conselho Superior da entidade de 1981 a 1982;

* advogado inscrito na OAB/DF sob nº. 350;

* membro do Conselho Seccional da OAB/DF por oito biênios consecutivos, de 1969 a 1985;

* Procurador-Geral do Distrito Federal, de 1985 a 1988;

* presidente do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais de Estado, 1986 a 1987;

* conselheiro da OAB/DF, em 1990; retornou, por eleição, ao Conselho da OAB/DF;

* conselheiro Federal da OAB, compondo a delegação do Distrito Federal, em 1991;

* Presidente da 1ª. Seção do STJ (Biênio 8/1999-6/2001);

* coordenador-Geral da Justiça Federal, de junho a agosto de 2001;

* diretor da Revista do STJ, de abril de 2006 a fevereiro de 2008;

* membro da 2ª. Seção e da 3ª. Turma do STJ até 14/2/2008;

* Vice-Diretor da ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados), de 12 de abril de 2007 e 16 de abril de 2008;

* Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça, no período de 14 de fevereiro a 6 de abril de 2008.

 

Além de seu reconhecido trabalho como jurista, o ministro ¿ autor de diversas obras jurídicas e literárias ¿ desenvolve muitas atividades culturais, especialmente como escritor e membro da Academia Alagoana de Letras; sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e membro da Academia Brasiliense de Letras.
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611