Nova sede do Fórum de Alagoa Nova recebe equipamentos para instalação do projeto Acesso Seguro
Servidores, agentes de segurança e militares que atuam na Comarca de Alagoa Nova receberam treinamento sobre o Acesso Seguro, nesta quinta-feira (20), realizado por integrantes da coordenação do projeto. Na ocasião, o serviço foi implementado na unidade judiciária, com a instalação dos equipamentos de segurança, dentre eles, cabine blindada de guarda de armas.
O Acesso Seguro, que trata sobre procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários que acessam os prédios do Poder Judiciário estadual, é um dos projetos apoiado pela Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador-adjunto, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques, e gestora a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da vice-Presidência.
O coordenador do Projeto, Jardel Rufino, informou que os trabalhos seguem orientações da Presidência do Tribunal e Comissão de Segurança e Gestão do Acesso Seguro, no sentido de reforçar a qualidade do trabalho desempenhado pelos agentes de segurança e servidores. “O aperfeiçoamento contínuo propicia melhoria substancial da segurança no ambiente de trabalho e na prestação do serviço ao jurisdicionado”, pontuou.
Ele lembrou, ainda, que o Acesso Seguro opera com o programa “Visit”, que é o aperfeiçoamento no sistema de controle do acesso de pessoas nas sedes dos Fóruns das Comarcas espalhadas pelo estado. Segundo observou, a ferramenta é integrada ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), permitindo a identificação de pessoas que tenham contra si um Mandado de Prisão expedido, durante o cadastramento dos visitantes.
A gerente do Fórum de Alagoa Nova, Marlani Cristina Ataíde salientou ter sido uma grande oportunidade fazer parte do treinamento para o Acesso Seguro na Comarca. Conforme realçou, o sistema trará segurança para os magistrados, servidores e todos que fazem parte da nova sede do fórum de Alagoa Nova.
“Na oportunidade, também recebemos a visita do Coronel Gilberto, que acompanhou a instalação da cabine blindada na recepção do fórum, bem como, recebemos webcam, e demais equipamentos do acesso seguro”, comentou.
Por Lila Santos