Conteúdo Principal
Publicado em: 08/01/2015 - 06h00 Atualizado em: 10/03/2017 - 11h08 Tags: DITEC

Novo sistema Siscom-w e Ceman-e será implantado na segunda quinzena de janeiro

A Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba vai implantar, na segunda quinzena de janeiro de 2015, os novos softwares Siscom-w e Ceman-e (Central de Mandados Eletrônico), com o objetivo de atualizar, tecnologicamente, o atual sistema de controle de processos judiciais físicos de 1º Grau. De acordo com a agenda de trabalho da DITEC, os sistemas serão implementados, a princípio, nas comarcas de Gurinhém e Rio Tinto.

O novo sistema foi apresentado ao grupo de trabalho durante reunião realizada , no dia 18 de dezembro. O grupo é formada por magistrados e servidores que contribuíram para o desenvolvimento dos softwares. Na ocasião, a equipe pode verificar a implantação das mudanças sugeridas e como está o layout e a usabilidade das plataformas.
Para o diretor de Tecnologia do TJPB, Ney Robson, foi uma superação construir, em um curto espaço de tempo, um sistema para substituir o que vem sendo usado há 20 anos. “Estamos evoluindo tecnologicamente, e temos que trabalhar como vamos implementar essa mudança, inclusive do pensamento dos usuários. Esse é um desafio que pretendemos superar”, afirmou.

O juiz Meales Medeiros, que integra a equipe de trabalho, destacou a iniciativa inédita da gestão de construir um sistema, conjuntamente, com os usuários. “Foi de extrema importância a presidência adotar essa forma de elaboração, pois podemos ter um produto que vai atender melhor as necessidades dos servidores e magistrados”, arrematou.

Representando a presidência, o juiz Antônio Silveira neto agradeceu o compromisso dos integrantes do grupo de trabalho, “que contribuíram de forma laboriosa com o desenvolvimento do sistema.”

O servidor Robson de Araújo, chefe da Central de Mandados de João Pessoa, revelou que a equipe trabalhou muito bem com essa parceria, que vai poder levar a melhor ferramenta para os usuários. “A tecnologia está cada dia mais presente na sociedade. Sem informatizar os processos que hoje estão na base de dados seria inviável concretizar a justiça, porque a demanda só cresce”, afirmou o servidor.

CEMAN-e – Com o novo sistema, as Centrais de Mandados passam a interagir com um sistema único, que facilitará o controle dos mandados e, por conseguinte, aumentará a produtividade dos oficiais de Justiça, garantindo assim mais celeridade ao trabalho.

Siscom-w – Essa nova ferramenta tecnológica funcionará no controle de processos de primeiro grau em substituição ao conhecido Siscom. O Sistema-Web vai trazer mais modernidade, segurança e celeridade para os usuários do atual Sistema de Comarcas Integralizadas (Siscom).

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711