Novos servidores do Poder Judiciário estadual passam por treinamento em práticas cartorárias
Foi iniciado, nessa segunda-feira (30), mais um treinamento destinado aos novos servidores que tomaram posse no quadro do Poder Judiciário estadual. A Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes), do Tribunal de Justiça da Paraíba, foi a responsável pelas atividades iniciadas nessa segunda, com a exibição de um vídeo institucional sobre ética. Ao todo, participam 36 servidores entre analistas e técnicos judiciários.
O treinamento acontece em duas etapas, no horário das 8h às 18h, nessa segunda e terça-feira, na Sala de Treinamento da Codes, no 4º Andar do Anexo Administrativo. Nesses dois dias, os servidores terão a oportunidade de conhecer as práticas cartorárias a serem abordadas pelos juízes Euler Jansen, titular da 3ª Vara da comarca de Bayeux (práticas cartorárias criminais), e Max Nunes, titular da 2ª Vara Mista da comarca de Mamanguape (práticas cartorárias cíveis). Eles serão auxiliados pelas analistas Maria do Socorro Fernandes da Costa e Maria Edna Pessoa Cândido e pela técnica judiciária Ana Valéria da Fonseca, todas do Fórum Criminal da Capital.
A coordenadora da Codes, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, falou sobre Código de Ética e trabalho em equipe, como parte da programação do primeiro dia de treinamento, composto, ainda, de visita para conhecimento da estrutura física e organizacional do TJPB (ambientação).
Para Euler Jansen, com esse tipo de treinamento, é fácil verificar um aumento qualitativo na produção dos cartórios. “Antes, os juízes e servidores eram largados ao seu conhecimento pretérito. Muitas vezes, eram entregues a práticas antigas e incorretas, modificados pela lei. Hoje, além de treinar os novos servidores, nós estamos transformando-os em multiplicadores desses conhecimentos”.
O técnico judiciário do Fórum Cível de João Pessoa, Samuel de Lemos Pereira, participa do treinamento em práticas cartorárias e falou da importância do curso. “Considero de grande importância a realização deste treinamento. Muitos ainda não tinham o contato direto com os serviços de um cartório. Tenho certeza que essa iniciativa vai facilitar o nosso bom desempenho e, assim, poder melhor atender o jurisdicionado”.
A segunda etapa do evento será nos dias 1 e 2 (quarta e quinta-feiras), com o treinamento sobre o Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas (Siscom), com a participação dos técnicos Márcio da Silva Antunes, Petrônio Antônio Teixeira Marques e Hercília Maria de Sousa Pires. O chefe de Publicações do TJ, Martinho Sampaio, e a técnica Aparecida Pereira abordarão aspectos importantes das Publicações de 1º grau, no âmbito do Poder Judiciário estadual.
Segundo a coordenadora da Codes, o objetivo do treinamento é capacitar os novos servidores tanto na parte processual como de sistema, para que eles possam se aperfeiçoar e assumir suas atividades, conhecendo um pouco da estrutura de funcionamento do Pode Judiciário, com vista a uma melhor prestação dos serviços.
Por Fernando Patriota (com colaboração do estagiário Ramon Costa)








