Novos servidores do Poder Judiciário estadual recebem treinamento em práticas cartorárias cíveis nesta terça
No segundo dia de treinamento dos novos servidores do Poder Judiciário estadual, nesta terça-feira (20), o juiz titular da 2ª Vara Mista da comarca de Mamanguape, Max Nunes de Franca, ministrou curso sobre práticas cartorárias cíveis. Ele foi auxiliado pelas analistas Maria do Socorro Fernandes da Costa e Maria Edna Pessoa Cândido e pela técnica judiciária Ana Valéria da Fonseca, todas do Fórum Criminal da Capital.
As atividades ocorreram na sala de treinamento da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes), no 4º Andar do Anexo Administrativo. Durante a tarde, houve o fechamento da parte cível e criminal do treinamento, além de exposições práticas de tudo que foi passado para os participantes. Foi aberto, também, um momento para que pudessem ser feitos questionamentos, avaliações e comentários finais. O juiz Max Nunes falou da importância dessas atividades.
“Durante o treinamento, nós mostramos como é o funcionamento de um cartório, noções dos processos e de como lidar com eles. É importante porque quando os novos servidores chegarem aos seus respectivos setores, já terão uma ideia de como é o trabalho que irão desempenhar”, disse o magistrado.
O técnico judiciário Carlos Davi Lopes, da comarca de Cabedelo, participou do treinamento oferecido pelo Tribunal. Segundo Carlos, a oportunidade de receber informações diretamente de juízes e servidores foi imprescindível. “Esse foi o primeiro contato que eu tive com as práticas cartorárias e, sem dúvida, foi fundamental. Nós, que somos concurseiros, nos apegamos a teoria e esquecemos da prática. O que estamos aprendendo, nesse treinamento, não encontramos nos livros”.
A segunda etapa do evento acontecerá nesta quarta e quinta-feira (dias 21 e 22) e vai tratar do Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas (Siscom), com a participação dos técnicos Márcio da Silva Antunes, Petrônio Antônio Teixeira Marques e Hercília Maria de Sousa Pires. O chefe de Publicações do TJ, Martinho Sampaio, abordará aspectos importantes das Publicações Oficiais, no âmbito do Poder Judiciário estadual.
Da Coordenadoria (com colaboração do estagiário Ramon Costa)




