Núcleo Socioambiental do TJPB participa de evento do MPPB para celebrar Dia da Terra
O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA), marcou presença no evento em comemoração ao ‘Dia da Terra’, realizado na terça-feira (22) pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), no Jardim Botânico de João Pessoa. A ação faz parte da Campanha ‘Amigo da Natureza’ e teve a participação de representantes das instituições públicas, órgãos do governo e sociedade civil.
Criada pela Lei nº 13.428/2024, a Campanha é fruto de parceria entre o MP e a Assembleia Legislativa (ALPB) e tem o objetivo de mobilizar os municípios para um plantio coletivo no Dia Mundial da Terra (22/04), tornando a Paraíba pioneira nessa iniciativa ambiental.
O Núcleo do TJPB foi representado pela juíza Lua Yamaoka Mariz Maia, coordenadora da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, além de Viviane Sousa e Silvia Gabínio, também membros do NGSA.
De acordo com a magistrada, a parceria entre Poder Judiciário e MPPB visa a fomentar a conservação e a restauração florestal, com incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas e à conscientização da sociedade civil e do poder público sobre o tema.
“A presença do TJPB no evento reafirma o compromisso do Judiciário paraibano com a sustentabilidade e com a promoção de práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente e o bem-estar das pessoas”, disse a juíza juíza Lua Yamaoka.
Já Viviane Sousa adiantou que, a partir de junho, o Núcleo vai realizar atividades de educação ambiental nos fóruns, bem como promover o plantio de mudas. “O TJPB está alinhado às diretrizes da Política Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário. É fundamental uma atuação integrada entre as instituições para a proteção do planeta”, ressaltou.
A preservação ambiental, o reflorestamento e a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as futuras gerações pautaram as principais discussões do evento, que teve uma programação diversificada.
As apresentações culturais contribuíram para a difusão do tema e ficaram a cargo do Grupo ‘Tambores do Tempo’, da Escola Olho do Tempo; do grupo de crianças e adolescentes Koã Potiguara, apresentação de Toré (dança indígena); e do Baticumlata, grupo de percussão integrado por adultos da Emlur que trabalham com reciclagem.
Houve, ainda, exposições educativas realizadas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba (BPAMB) e pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), reforçando a importância da preservação e da sustentabilidade.
Por Gabriela Parente