Conteúdo Principal
Publicado em: 25/08/2017 - 15h00 Atualizado em: 23/09/2020 - 17h15

Nupemec promove Curso de Formação e Capacitação de Mediador e Conciliador Extrajudicial em Catolé do Rocha

O juiz Antônio Carneiro falando aos presentes

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba promoveu, na Comarca de Catolé do Rocha, nos dias 24 e 25 de agosto, o Curso de Formação e Capacitação de Mediador e Conciliador Extrajudicial – Módulo I.

De acordo com o juiz Antônio Carneiro, diretor adjunto do Nupemec, a iniciativa é pioneira porque não visa, apenas, a instalação futura de um Centro para tratar das questões inerentes a conciliação de pessoas, mas, também, um segundo centro, este comunitário, com apoio da Igreja Católica, para tratar de questões extraprocessuais e pré-processuais. “A ideia, em caso da iniciativa ser bem-sucedida, é replicar essa prática nas demais comarcas do Estado”, adiantou o magistrado.

Estão sendo treinados 40 conciliadores voluntários, para atuar nos dois centros, segundo informou o juiz Antônio Carneiro. “Participamos da aula inaugural do primeiro módulo, e, em outubro, devemos voltar a Catolé do Rocha, desta vez com a presença do desembargador Leandro dos Santos, diretor do Nupemec, para inaugurar os dois centros”, declarou Antônio Carneiro.

Os juízes Pedro Henrique de Araújo Rangel (1ª Vara Mista) e Janete Oliveira Ferreira Rangel (3ª Vara Mista), participaram do curso, com servidores da unidade judiciária, além de representantes de escolas da Comarca e missionários que se cadastraram junto à Igreja Católica. Foram abordadas a mediação e conciliação no ambiente cível, escolar e comunitário. A inciativa visa capacitar conciliadores e mediadores para promoverem a pacificação de conflitos nos ambientes comunitário e escolar.

Curso - As aulas foram ministradas pelos diretores adjuntos do Nupemec, juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior e Fábio Leandro de Alencar Cunha; pelo instrutor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jesiel Rodrigues Rocha, além da professora e mediadora judicial Janecleide Lázaro Oliveira. Também houve a participação dos

Por Marcus Vinícius

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711