“Operação Squadre” : Justiça ouve 18 testemunhas de defesa no 2º dia de audiência
A oitiva de 18 testemunhas de defesa dos denunciados na “Operação Squadre” foi realizada na tarde desta terça-feira (4) na 7ª Vara Criminal da Capital. A inquirição terá continuidade nesta quarta-feira (5), a partir das 9h, ocasião em que deve ser concluída a coleta dos depoimentos das 24 testemunhas restantes. O caso possui 38 réus, acusados de comércio ilegal de armas e formação de milícias, denunciados pela Polícia Federal e Ministério Público Estadual.
No primeiro dia de audiência foram ouvidas duas testemunhas de acusação: o deputado federal Luiz Albuquerque Couto e o delegado da Polícia Federal, Milton Rodrigues Neves. Ambos confirmaram a existência do esquema denunciado e relataram sobre as atividades ilícitas envolvendo o grupo como o comércio ilegal de armas e munições, assim como também a formação de milícia privada promovida por policiais civis e militares envolvidos no esquema.
As testemunhas de defesa convocadas são referentes ao Grupo 2, que comporta réus presos, sendo por isso uma prioridade para a Justiça.
Por se tratar de um processo bastante complexo, a denúncia apresentada foi segmentada em três grupos: Grupo 01 – Da constituição de milícia privada e da prática de outros delitos previstos no Código Penal e na Legislação Extravagante; Grupo 02 – Da constituição de grupo armado voltado à pratica de atividades típicas de extermínio e a outros delitos previstos no Código Penal e na Legislação extravagante; Grupo 03 – Da constituição de milícia armada voltada a prática de delitos previstos no Código Penal, especialmente contra a Administração Pública e na Legislação extravagante.
A Audiência de Instrução e Julgamento segue durante toda essa semana no Fórum Criminal da Capital. A fase posterior à oitiva das testemunhas será a realização dos interrogatórios dos réus.
Gecom - Gabriela Parente