Conteúdo Principal
Publicado em: 06/09/2016 - 18h43 Atualizado em: 10/03/2017 - 11h08 Tags: DITEC, pje

“Painel PJe” possibilita o monitoramento processual em todo o Estado

Uma nova ferramenta já pode ser utilizada por magistrados e servidores do 1º grau de jurisdição do Poder Judiciário estadual. Trata-se do “Painel PJe”, cujo principal objetivo é proporcionar o gerenciamento da unidade judiciária, monitorando o número de processos e o seu tempo de tramitação processual em cada uma das 180 unidades judiciárias da Paraíba que utilizam o sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe). A ferramenta pode ser acessada através da intranet do portal do TJPB, na opção “Painel PJe”.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson, a solução original do “Painel PJe” foi cedida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e adaptada pela Ditec do TJPB para a realidade da Paraíba, proporcionando uma melhor operacionalização do sistema. Atualmente 202 magistrados e 1.931 servidores do Poder Judiciário estadual utilizam diariamente o Processo Judicial Eletrônico (PJe) no 1º grau.

Ney Robson - diretor de Tecnologia da Informação do TJPB

Ney Robson explicou que a ferramenta vai possibilitar que o magistrado tenha uma visão geral de sua unidade (número de processos ativos, distribuídos, arquivados, etc.) e identifique quais processos estão tramitando em tempo hábil e quais estão demorando. “Por exemplo, há unidades judiciárias do Estado que estão com ações em situação de urgência com mais de 100 dias em tramitação. O Painel vai ajudar a extinguir esse tipo de situação”, afirmou.

Além disso, a ferramenta possibilita o acesso à produtividade do magistrado (número de sentenças, decisões e despachos) que pode ser obtida a partir do nome e o período desejados.

Por fim, Ney Robson informou que a segunda etapa do projeto já está encaminhada e que, em breve, a ferramenta também poderá ser utilizada pelo 2º grau.

Por Marayane Ribeiro (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611