Conteúdo Principal
Publicado em: 18/02/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Parceria PRODASEN/TJ-PB garante II interlegis, de 13 a 14 de março, no auditório do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa

Na manhã desta segunda-feira, 18 de fevereiro, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, recebeu no Palácio da Justiça a visita do senador Efraim Morais (DEM), primeiro-secretário da Mesa do Senado Federal e diretor nacional do Programa Interlegis, do PRODASEN/Secretaria Especial de Informática dessa Câmara Alta do Congresso Nacional.


O encontro aconteceu no gabinete de despachos do desembargador-presidente Antônio de Pádua e serviu, basicamente, ao propósito de se decidir uma parceria entre o TJ-PB e o Senado Federal para a realização do II Programa de Informatização do Interlegis.


COMUNIDADE VIRTUAL
Programa criado pelo PRODASEN em 1997, em colaboração com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Interlegis é basicamente uma rede de integração e participação interativa ¿ a Comunidade Virtual do Poder Legislativo.


Dispondo de computadores instalados em mais de três mil Câmaras Municipais e em todas as Assembléias Legislativas, o Interlegis conecta pela Internet todo o Poder Legislativo do Brasil.


ENCONTRO DE JOÃO PESSOA
O evento a ser realizado pelo PRODASEN em João Pessoa, com a parceria do Poder Judiciário, será aberto às 9 h do dia 13 de março próximo, estendendo-se pelo dia 14.


Contará a abertura dos trabalhos com a presença do presidente do Senado, Garibaldi Alves, e de diversas outras autoridades federais, estaduais e municipais.


Um dos convidados especiais para essa abertura, naturalmente, será o presidente do TJ-PB, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, além de outros desembargadores e demais autoridades integrantes da Magistratura paraibana.


CEDENDO O AUDITÓRIO
Como primeiro-secretário da Mesa do Senado Federal e diretor nacional do Programa Interlegis ¿ mantido pelo PRODASEN/Secretaria Especial de Informática, que recentemente comemorou seus 35 anos de criação ¿, o senador Efraim Morais solicitou a cessão, pela Presidência do Tribunal de Justiça, do amplo Auditório do Fórum Cível ¿Desembargador Mário Moacyr Porto¿, da Comarca da Capital, para a realização do evento.


Será neste local que dezenas de políticos dos mais diversos Partidos irão receber orientações sobre temas de seu interesse, sobretudo aqueles assuntos relacionados com a Justiça Eleitoral.


À DISPOSIÇÃO DO SENADO
"O auditório, durante esses dois dias, estará à disposição do Senado Federal", garantiu o desembargador-presidente, de acordo com o relato do jornalista Fernando Patriota, que cobriu a audiência para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano.


De imediato, o secretário da Presidência do TJ-PB, Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira, providenciou o envio de Memorando ao juiz-diretor do Fórum Cível, Dr. Herbert Lisboa, informando sobre a cessão, pelo desembargador-presidente Antônio de Pádua, do mencionado espaço, nas datas requeridas (13 e 14 de março).


CONTRIBUIÇÃO DO JUDICIÁRIO
Para o senador Efraim Morais, ¿a contribuição da Chefia do Poder Judiciário da Paraíba é de fundamental importância para o sucesso do seminário¿.


¿ Só tenho que agradecer ao desembargador Antônio de Pádua, presidente do TJ-PB, por haver acatado nosso pedido ¿ comentou o Senador, que adiantou: ¿O Interlegis já foi levado a mais de 3 mil 500 políticos do País¿.


ENTENDA MAIS SOBRE O INTERLEGIS
De acordo com o saite do Interlegis, este é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.


Os meios utilizados para isto são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.


Mais de 3 mil Câmaras Municipais já receberam computadores e impressoras do Programa para se ligarem à Internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas. Todas as assembléias estaduais passaram a contar com salas de multiuso (20 computadores em rede) e salas de videoconferência totalmente equipadas.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611