Conteúdo Principal
Publicado em: 12/07/2022 - 17h00 Atualizado em: 12/07/2022 - 17h24 Tags: Metas Nacionais

Pesquisa nacional sobre as metas de 2023 do Judiciário termina na segunda-feira

A pesquisa nacional para as metas de 2023 segue disponibilizada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do link http://www5.tjba.jus.br/gestaoparticipativa/, desde o dia 30 de junho. Magistrados, servidores, colaboradores e a sociedade em geral têm até a segunda-feira (18) para responder à pesquisa. As respostas e sugestões contribuirão para uma gestão judiciária democrática, voltada ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Poder Judiciário estadual.

A gerente de Pesquisas Estatísticas do TJPB, Renata Grigório, informou que após a conclusão da pesquisa, o resultado será consolidado e o material coletado servirá como base para que o Tribunal de Justiça consolide suas propostas para a confecção das Metas Nacionais para o ano de 2023, a serem apreciadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Essa pesquisa também vale pontos no Selo CNJ de Qualidade. Quanto maior a participação, maior o quantitativo de respostas, melhor para o desempenho do Judiciário estadual na questão do selo de qualidade”, ressaltou.

Renata Grigório sailentou, ainda, que todo o procedimento é regulado pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 221/2016, a qual instituiu princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do CNJ. Ela lembrou que o Tribunal de Justiça da Bahia é a instituição responsável pela pesquisa e vem capitaneando a iniciativa há 5 anos, obtendo a adesão maciça dos Tribunais estaduais.

“A pesquisa envolve a sociedade como um todo - magistrado, servidor, jurisdicionado, defensor público, advogado, procurador e outros profissionais -, para que tenha a oportunidade de opinar sobre as metas, de forma a contribuir para uma prestação jurisdicional mais célere”, enfatizou a gerente de  Pesquisas Estatísticas do Tribunal.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611