Conteúdo Principal
Publicado em: 16/04/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Planejamento Estratégico do TJPB prevê investimentos em Infraestrutura e Tecnologia

Após o tema “Gestão de Pessoas”, que visa à capacitação dos magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça da Paraíba pretende, na sequência, garantir a infraestrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais, bem como a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação (TI). São estes os objetivos contemplados no tema “Infraestrutura e Tecnologia”, do Planejamento Estratégico do TJPB, em atendimento ao disposto na Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário.

Quanto à infraestrutura, serão providenciados recursos materiais e tecnológicos (instalações, mobiliários, equipamentos de informática) que permitam o bom desempenho das Unidades do Judiciário, garantindo, assim, condições de saúde e segurança aos magistrados e servidores, bem como proteção e manutenção dos sistemas.

Para alcance desta meta, existem quatro indicadores relacionados: índice de aderência aos padrões mínimos de TI; de unidades com segurança armada e/ou eletrônica; de satisfação com as instalações físicas e o de condições de trabalho.

O primeiro visa atender 80% dos padrões mínimos de TI, até 2014. O segundo pretende aumentar, em 30%, as unidades consideradas seguras, enquanto o terceiro quer aumentar o índice de avaliações positivas sobre instalações físicas em 40%, ambos no mesmo prazo. Já o quarto intenciona atender 30% dos itens da norma sobre condições de trabalhos ideais.

O projeto “Nova TI” e o “Mais Celeridade” são os que se relacionam ao cumprimento deste objetivo. Estes, acrescidos do Projeto “Sistemas Legados”, também se voltam para a segunda meta do tema, relacionada à estruturação da tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir disponibilidade dos sistemas essenciais à execução da estratégia.

Quanto aos sistemas de TI, estão listados, no Plano, três índices: de aderência às metas do PETI; de disponibilidade de infraestrutura de equipamentos de TI e o de disponibilidade de sistemas on line. O primeiro visa ao alcance de 88% da metas. Já o segundo e o terceiro pretendem aumentar, para 99%, respectivamente, a disponibilização de equipamentos e de sistemas, até 2014.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711