Conteúdo Principal
Publicado em: 25/06/2013 - 13h43

Pleno aprova concessão de Medalha do Mérito Judiciário à ministra Fátima Andrighi e a Robson Cananéa

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou a concessão do Diploma e da Medalha do Mérito Judiciário, na categoria Alta Distinção, à ministra Fátima Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e ao Diretor Especial do TJPB, Robson de Lima Cananéa, na categoria de Bons Serviços. A aprovação ocorreu na última sessão administrativa do Pleno, ocorrida no dia 19 de junho.

As proposituras foram dos desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque e Marias das Graças Morais Guedes, no caso da ministra Fátima Andrighi, tendo como relator o desembargador Romero da Fonseca Oliveira. No expediente de Robson Cananéa, a medalha foi proposta pela presidente do TJPB, desembargadores Fátima Bezerra Cavalcanti, sob a relatoria do desembargador José Ricardo Porto.

Ao propor a medalha à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os desembargadores Marcos Cavalcanti e Maria das Graças ressaltaram que a atual corregedora do STJ vem cumprindo papel relevante naquela Corte, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Instituto Brasileiro de Direito de Família, momento em que a mulher tem se destacado nas mais variadas áreas de atividades de nosso País.

“A ministra Andrighi, desse modo, é um parâmetro insubstituível da capacidade de ação da mulher no sentido da construção do bem comum”, afirmaram os desembargadores Marcos Cavalcanti e Maria das Graças.

Quanto Diretor Especial, Robson Cananéa, a medalha é em decorrência dos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário estadual e à Justiça brasileira, conforme a Resolução nº 15/06 do Tribunal de Justiça.

“A concessão da medalha ao nosso querido Robson Cananéa é pela contribuição que tem prestado ao Poder Judiciário da Paraíba, onde, desde seu ingresso, como motorista e pelos diversos cargos que ocupou, tem desenvolvido uma carreira destacada pela assiduidade, disciplina, ordem, honradez, competência e capacidade de trabalho, caracterizadas pelos relevantes serviços prestados em todas as áreas que atuou”, asseverou a desembargadora Fátima Bezerra.

A medalha é cunhada em ouro, prata e bronze e contém no anverso a figura da Themis, a Deusa da Justiça, e, abaixo dela a expressão “A paz é fruto da Justiça”, escrita em latim (“Opus Justitiae Pax”). No reverso, a data “15 de Outubro de 1891”, circundada pela inscrição “Tribunal de Justiça da Paraíba”.

O Ministério Público estadual, a Procuradoria Geral do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba, se acostaram as homenagens, através de seus representantes presentes à sessão.

Gecom – Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711