Conteúdo Principal
Publicado em: 17/12/2013 - 22h25 Atualizado em: 17/12/2013 - 22h36

Prédios da Justiça estadual ganham Ornamentação Especial para celebrar o Natal

Com a aproximação do fim de ano, o espírito natalino invade as ruas da cidade. No Palácio da Justiça, assim como nos fóruns da Capital e do interior do Estado, as dependências e áreas externas dos edifícios já foram decoradas com luzes e peças para a chegada do Natal. Tradicionalmente, o Tribunal de Justiça da Paraíba recebe a instalação de luzes nos contornos das colunas e das janelas da fachada do prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Desde o dia 22 de novembro, visitantes que passam pela praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa, podem visualizar a decoração do TJPB. A servidora Valquíria Uchoa, da gerência de apoio operacional do Tribunal, disse que a decoração é importante por causa de sua simbologia, já que faz parte da “magia do Natal”.

A magia de Natal também está presente no Fórum Cível, Criminal e no Regional de Mangabeira, que capricharam na decoração. Ornamentação semelhante também pode ser vista no Fórum Afonso Campos, da comarca de Campina, e nos fóruns das comarcas do interior do Estado.

No Poder Judiciário, a véspera do recesso forense é marcada com a realização de confraternizações, como forma de manter acesa a chama da humanização no ambiente de trabalho.

Nesse clima festivo, a Presidência do Tribunal de Justiça preparou uma programação especial voltadas para os magistrados e servidores do Poder. A confraternização natalina começa segunda-feira (16), se estendendo até a quinta-feira (19), véspera do recesso forense. A confraternização do dia 16 contará com benção do renomado Padres Antônio Maria. A programação será encerrada com o Encontro da Paz especial de Natal, na tarde da quinta-feira.

Data festiva

Natal ou Dia de Natal, é um feriado festivo e religioso cristão. Comemorado anualmente em 25 de dezembro. Porém, nos países eslavos e ortodoxos cujas datas e dias eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro.

Originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, a data passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias. Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos povos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares.

Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas.

Além disso, existe a tradicional figura do Papai Noel, que há gerações faz parte do imaginário infantil. Conhecido como Pai Natal, em Portugal, é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças. O Natal é, antes de tudo, um momento de reflexão que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.

Karina Negreiros (estagiária)

 

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711