Conteúdo Principal
Publicado em: 10/11/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presidenta da Suprema Corte da Geórgia (EUA) se impressiona com formação dos juízes paraibanos

Na manhã desta quarta-feira (10),  a presidenta da Suprema Corte do Estado americano da Geórgia, ministra Carol W. Hunstein, fez uma visita institucional ao Tribunal de Justiça da Paraíba. Ela estava acompanhada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fernando Cerqueira. Eles foram recepcionados pelo presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior. Em seguida, a magistrada americana foi recebida por todos os membros do Pleno, durante a sessão administrativa.

No ano passado, Ramalho Júnior e o desembargador Joás de Brito Pereira Filho estiveram na Geórgia, onde participaram do Programa de Estudos, Estágio e Prática na Administração Pública, promovido pela Universidade daquele Estado. “Para nós, é uma grande honra e satisfação poder contribuir com o acolhimento fidalgo que recebemos da ministra Carol  Hunstein, que demonstrou muito interesse em conhecer o funcionamento da Justiça paraibana”, disse o presidente do TJPB.

A visita fez parte do cronograma de viagens que está sendo cumprido pela magistrada norte-americana ao Brasil. A juíza veio ao país em razão do intercâmbio entre o TJPE e a Universidade da Geórgia. Desde o ano passado, juízes e desembargadores paraibanos compõem a delegação de julgadores brasileiros que visitam a Suprema Corte do Estado americano.

Carol  Hunstein afirmou que ficou impressionada com a formação dos juízes paraibanos. “Percebi que existe uma atenção toda especial às pessoas viciadas. Na Geórgia, temos varas específicas que tratam sobre esse assunto. Também me sinto honrada em conhecer de perto o funcionamento da Justiça brasileira”, comentou. Na tarde desta quarta-feira, a magistrada segue para Recife e, na sexta-feira (12), participa do IV Encontro Nacional de Juízes Estaduais, em Aracajú-SE.

Já no Pleno do Tribunal de Justiça, a ministra foi recepcionada pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho que, em nome da Corte, saudou a magistrada. “Essa é uma grande oportunidade para consolidar essa importante parceria que temos com o Estado da Geórgia, no tocante à qualificação dos juízes paraibanos. Nosso Tribunal tem a honra e o orgulho de receber uma magistrada dessa magnitude”.

Intercâmbio - O Programa de Estudo propicia a visão da forma pragmática com que os magistrados americanos tratam a administração judicial. Nos EUA, as autoridades são eleitas e, por obrigação, passam pelo Centro de Educação, que realiza o curso de Eficácia na Administração Judiciária, do qual os juízes paraibanos vão participar. O curso será realizado entre os dias 27 de novembro a 12 de dezembro. Em outubro, o Pleno do TJPB aprovou a participação dos seguinte juízes no programa: Manoel Maria Antunes de Melo, Max Nunes de França, Rosimere Ventura Leite, Hygina Josita Simões de Almeida Bezerra e Renata da Câmara Pires Belmont.

Por Fernando Patriota  (com colaboração do estagiário Ramon Costa)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611