Conteúdo Principal
Publicado em: 06/08/2015 - 14h08 Atualizado em: 06/08/2015 - 14h35

Presidente Cavalcanti recebe visita do embaixador Carlos Pessôa Pardellas

O embaixador, neto de Epitácio Pessoa, conheceu o Museu e Cripta do ex-presidente

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, recebeu na manhã desta quinta-feira (6) a visita do embaixador Carlos Alberto Pessôa Pardellas, neto do ex-presidente Epitácio Pessoa. No Palácio da Justiça, a visita do embaixador teve início na Cripta e Museu de Epitácio, onde se encontram só restos mortais do ex-presidente da República e de sua esposa, Mary Sayão.

“É motivo de alegria para o nosso Tribunal, e em particular, para mim, receber o embaixador Carlos Alberto Pessôa Pardellas, neto do ex-presidente Epitácio Pessoa. Isto é, um parente muito próximo daquele que, sem dúvidas, foi o maior de todos os paraibanos”, declarou o presidente Cavalcanti.

O chefe do Poder Judiciário ressaltou que as comemorações do Sesquicentenário de Epitácio, promovidas pelo Tribunal de Justiça, serviu também, no caso particular do embaixador, de trazer o sobrinho do ex-presidente às suas origens. “Apesar de ter suas raízes na Paraíba, o embaixador Pardellas não conhecia a Paraíba. Em julho esteve em Umbuzeiro e, agora, está conhecendo João Pessoa, capital do Estado”, comentou. Umbuzeiro

As homenagens do Sesquicentenário e a ação do Tribunal de manter a história do ex-presidente com a manutenção do museu foram comentadas pelo embaixador Pardellas. “Pra mim é extremamente emocionante, pois me proporcionou a oportunidade de vir a João Pessoa, primeiro a Umbuzeiro, e ,agora, à capital. Fiquei realmente impressionando como vocês conseguem manter viva, até hoje, a memória de Epitácio Pessoa, por isso a minha emoção é muito profunda e serei sempre agradecido a Paraíba e especialmente ao pessoal do Tribunal”, disse o neto de Epitácio.

Carlos Alberto Pardelas está participando dos eventos alusivos ao sesquicentenário de Epitácio Pessoa, convidado pelo presidente do Judiciário Paraibano, Marcos Cavalcanti.

A terceira etapa das comemorações alusivas ao Sesquicentenário de Epitácio Pessoa, promovida pelo TJPB, será realizada nesta quinta-feira (6), a partir das 16h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado. O evento contará com a presença do ministro Francisco Rezeck, que virá à Paraíba explanar sobre “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”.

Sesquicentenário – As solenidades que estão sendo realizadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e Tribunal de Contas do Estado, durante todo o ano de 2015, através da Comissão de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado e da Comissão de Notáveis, constituída exclusivamente para elaborar os cinco eventos comemorativos pelos 150 anos de Epitácio.

A primeira etapa do Sesquicentenário ocorreu no dia 28 de maio, no Tribunal de Justiça da Paraíba, com palestra proferida pelo historiador Humberto Mello, e visita à Cripta, localizada no Palácio da Justiça.

A segunda no dia 17 de julho, na Sala Paroquial de Cultura “Inah e Ivone Souto”, em Umbuzeiro. Os próximos dois eventos estão agendados para 6 de novembro e 17 de dezembro.

Por Laíse Santos (estagiária)

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711