Conteúdo Principal
Publicado em: 28/02/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presidente do STJ visita Palácio da Justiça e é recebido em peso pelos desembargadores integrantes do TJ-PB

 



por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano


 


 


O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, que se encontra na Paraíba desde a quarta-feira, fez uma visita de cortesia ao Palácio da Justiça, a partir das 10 h da manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro ¿ poucas horas antes de participar das homenagens que lhe serão prestadas, à tarde, pelo TJ-PB e pela Assembléia Legislativa do Estado.


 


Foi o ministro-presidente do STJ recebido, no Palácio da Justiça, pelo desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, presidente da mais alta Corte de Justiça da Paraíba, além dos 17 outros desembargadores integrantes do Tribunal Pleno.


 


O ministro chegou ao Palácio da Justiça em companhia de sua esposa, a Sra. Maria Auxiliadora Calazans Luz de Barros Monteiro. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antônio de Pádua, estava também com sua esposa, a Dra. Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro, presidente da AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba).


 


FORTALECENDO A DEMOCRACIA


Encarregando-se ele próprio de resumir a importância desta reunião entre o presidente do STJ e o presidente do TJ-PB, disse o ministro Barros Monteiro aos circunstantes e à Imprensa, inclusive o jornalista Fernando Patriota, que cobriu a visita para a Coordenadoria de Imprensa do Judiciário paraibano:


 


¿ É um encontro de muita importância. Estamos muito felizes, minha esposa e eu, com este deslocamento que fizemos de Brasília, sede do STJ, até João Pessoa, a Capital paraibana. É também, para nós, motivo de grande alegria constatar a presença maciça dos desembargadores que fazem a Segunda Instância da Paraíba. Para além disto, a visita serve para aproximar ainda mais o Poder Judiciário da Paraíba com o Superior Tribunal de Justiça. Pena que não possamos fazer isto com todos os Estados brasileiros. Porque sei que este é um dos caminhos para o fortalecimento da democracia brasileira.


 


PALAVRAS DE PÁDUA


"O ministro Raphael de Barros Monteiro Filho vem fazendo uma brilhante Presidência à frente do Superior Tribunal de Justiça. É um homem simples, competente e, além do mais, juiz de carreira. Sua visita ao Tribunal de Justiça da Paraíba só fortalece nossas relações institucionais", frisou o desembargador-presidente Antônio de Pádua.


 


Logo depois, o presidente do TJ-PB presenteou os dois ministros com redes típicas do artesanato paraibano. Em seguida, o presidente do Superior Tribunal de Justiça conheceu as dependências do Palácio da Justiça, como a Sala de Sessões do Tribunal Pleno, a Sala dos Desembargadores e o Gabinete da Presidência.


 


HISTÓRIA DO JUDICIÁRIO


No gabinete de despachos do desembargador-presidente Antônio de Pádua, o ministro Barros Monteiro foi novamente presenteado, desta vez com um exemplar do livro Posse da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba - Biênio 2007-2009.


 


Trata-se este de mais um volume da Coleção ¿Textos para a História do Judiciário Paraibano¿, saído pelas Edições do TJ-PB e elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social, contendo, entre outras coisas, pronunciamentos de várias autoridades do Estado, feitas quando da posse da atual Administração do Egrégio Pretório.


 


GESTO DE RECONHECIMENTO


Para o ministro Herman Benjamin, também integrante do STJ e que igualmente participou da visita, o encontro entre o ministro Barros Monteiro e os desembargadores paraibanos "foi um verdadeiro gesto de reconhecimento do Poder Judiciário da Paraíba ao presidente do Superior Tribunal de Justiça, que reconhecidamente vem realizando gestão esplendorosa, no sentido ético, no sentido da seriedade, de um autêntico compromisso com a melhoria da prestação jurisdicional em todo o País."


 


O ministro Herman Benjamin disse ainda que a Justiça precisa destes momentos de confraternização interna.


 


¿ São nestes momentos que temos condições de aprofundarmos a visão que compartilhamos acerca de nossa verdadeira missão: a de valorizar a cidadania e prestigiar os vulneráveis, levando para as ruas uma desejável visão da Constituição Federal de 1988.


 


DESEMBARGADORES PRESENTES


Logo que foi cumprimentado pelo presidente do TJ-PB e pela presidente da Associação das Esposas de Magistrados da Paraíba, Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro, as autoridades seguiram para o Salão Nobre, onde estavam o também ministro do STJ e paraibano de Catolé do Rocha, Antônio Herman Vasconcelos e os desembargadores:


 


*      Genésio Gomes Pereira Filho (vice-presidente do TJ-PB);


*      José Martinho Lisboa (decano da Corte);


*      Luiz Sílvio Ramalho Junior;


*      Abraham Lincoln da Cunha Ramos;


*      Jorge Ribeiro Nóbrega (presidente do TRE);


*      Júlio Paulo Neto (corregedor-geral de Justiça);


*      Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti;


*     Nilo Luís Ramalho Vieira (também integrante do TRE-PB e seu próximo Presidente);


*      Manoel Soares Monteiro;


*     Antonio Carlos Coêlho da Franca (diretor da ESMA - Escola Superior da Magistratura);


*      Leôncio Teixeira Câmara;


*      Márcio Murilo da Cunha Ramos (vice-presidente da ESMA);


*      José Di Lorenzo Serpa;


*      Saulo Henriques de Sá e Benevides (presidente da 3a. Câmara Cível);


*      Marcos Cavalcanti de Albuquerque;


*      Joás de Brito Pereira Filho (presidente da Câmara Criminal) e


*      Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira. 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711