Conteúdo Principal
Publicado em: 03/02/2015 - 12h04 Atualizado em: 03/02/2015 - 12h07

Presidente do TJ diz que 2015 é dedicado a Epitácio Pessoa e biênio à Nossa Senhora do Carmo

Des. Marcos leu trecho bíblico durante a benção

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, recebeu a visita do Frei Rômulo, pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus Menino, localizada no município de Lucena, região metropolitana de João Pessoa. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (3), no gabinete da Presidência do TJPB, com a participação de magistrados, servidores e assessores da Corte.

Na oportunidade, o desembargador Cavalcanti ressaltou que este ano é marcado pelo sesquicentenário de nascimento do presidente Epitácio Pessoa. “Por isso, este ano judiciário é dedicado a ele, Epitácio Pessoa. Mas, o biênio é dedicado à Nossa Senhora do Carmo. Sou carmelita leigo e este ano completo 35 anos de dedicação à Ordem Terceira”, explicou.

Durante a visita, o Frei Rômulo deu uma bênção aos presentes e disse: “Deus é a verdade e quando a gente vive na verdade não existem problemas e nem angústias. A Justiça também é verdade. Deus sempre exerce a Justiça de forma verdadeira e clara aos nossos ouvidos”. O religioso também é reitor do Santuário de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, e Reitor da Igreja do Carmo, em João Pessoa.

Homenageados

Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o ato de se estar a serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus. A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho.

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa nasceu em Umbuzeiro/PB, no dia 23 de maio de 1865 e morreu em Petrópolis/RJ, no dia 13 de fevereiro de 1942. Foi político e jurista brasileiro, presidente da República entre 1919 e 1922. O período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 1930, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central. Foi deputado federal em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República, senador três vezes, chefe da delegação brasileira na Conferência de Versalhes e juiz da então Corte Internacional da Haia.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711