Conteúdo Principal
Publicado em: 21/08/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presidente do TJ é homenageado com a outorga da “Medalha Elísio Sobreira”, maior condecoração da PM

O desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, foi um dos homenageados pela Polícia Militar do Estado com a medalha do mérito “Cel PM  Elísio Sobreira”, a mais importante outorga conferida pelo Comando da PM às personalidades que mais se destacaram e prestaram relevantes serviços à Polícia Militar. A solenidade aconteceu na sexta-feira (19), à tarde, no Espaço Cultural José Lins do Rego, durante as comemorações alusivas ao patrono da corporação e entrega da espada aos novos cadetes da Polícia Militar.

Além do presidente do Tribunal de Justiça, foram homenageados ainda, o governador do Estado, Ricardo Coutinho, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra e o procurador geral de Justiça, Osvaldo Trigueiro do Vale Filho, entre outras autoridades.

A medalha de mérito “Cel PM Elísio Sobreira” foi criada para ser entregue no dia do patrono da Polícia Militar da Paraíba, reconhecendo a dedicação e os feitos heróicos do Cel. Elísio Augusto de Araújo Sobreira, durante sua passagem pela coporação. O data que presta homenagem ao patrono da Polícia Militar foi instituído pelo Decreto no.15.489 de 09 de Agosto de 1993.

Registra a história que no dia 03 de fevereiro de 1832 foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraíba. Já em 1834, com o advento de uma emenda à Constituição do Império, as províncias ganharam autonomia, sendo criado o Poder Legislativo provincial. Na primeira reunião da Assembléia Legislativa, em 02 de junho de 1835, o Coronel PM Elísio Sobreira, através da Lei nº 09, altera o nome para “Força Policial”. Em 1892 passou a denominar-se de Corpo Policial.

Ao longo dos seus 170 anos de existência, a Polícia Militar da Paraíba participou de momentos históricos importantes na Paraíba e no Brasil. Em 1912 o então alferes Elísio Sobreira enfrentou grupos armados na região do Cariri paraibano. Em 1926 o tenente coronel Elísio Sobreira dirigiu pessoalmente a luta no combate à Coluna Prestes no sertão paraibano.

Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611