Conteúdo Principal
Publicado em: 06/12/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presidente do TJ fará visitas ao interior para acompanhar o mutirão em Catolé do Rocha e participar da abertura de curso

Dando continuidade à política de interiorização das ações administrativas, visitando as unidades judiciárias nas diferentes regiões do Estado e, em consequência, a aproximação aos jurisdicionados, o  presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, está programando sua agenda para os próximos dias 12 e 13 de dezembro nas comarcas de Patos e Catolé do Rocha, onde acompanhará os trabalhos do mutirão nos processos criminais. Em Patos, participa da abertura do Curso “Justiça e Imprensa”, promovido pela Escola Superior da Magistratura e destinado a profissionais da Imprensa e estudantes de Direito e Comunicação Social.

O regime de exercício jurisdicional conjunto (mutirão), nos processos criminais que tramitam nas varas mistas da comarca de Catolé do Rocha, começou no início de novembro e foi instalado em sessão extraordinária do Tribunal Pleno naquela comarca. O esforço concentrado está sendo realizado no Fórum “Desembargador João Sérgio Maia”, com previsão para terminar no próximo dia 16, funcionando de segunda a sexta-feira, no expediente das 7 às 14 horas. Dependendo dos resultados, e havendo necessidade de continuidade, o Conselho da Magistratura poderá decidir pela prorrogação dos trabalhos.

Justiça e Imprensa - O curso “Justiça e Imprensa” é uma oportunidade para que os profissionais de imprensa e os acadêmicos dos cursos de Comunicação e de Direito possam conhecer melhor a linguagem jurídica através de discussões e debates com os próprios magistrados. Segundo o coordenador do evento, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, a iniciativa se atrela ao processo de modernização do Judiciário estadual, com estratégias de aperfeiçoamento de seus integrantes. O diretor da Esma, desembargador Saulo Benevides acredita que a discussão de temas importantes do mundo jurídico, de interesse da comunidade jornalística, contribuirá no cotidiano do jornalismo judiciário, com ganhos significativos para a formação cidadã dos nossos jurisdicionados.

 O evento será aberto no dia 12 com a presença do desembargador-presidente e vai acontecer no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum “Miguel Sátyro”. Na ocasião, serão tratados também temas que envolvem o juiz e o jornalista, questões inerentes à simplificação da linguagem jurídica, discutindo meios e formas de otimizar o diálogo Judiciário e Imprensa com as comunidades acadêmica e jurídica.

Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711