Conteúdo Principal
Publicado em: 05/12/2022 - 14h51 Atualizado em: 05/12/2022 - 15h19 Tags: Fórum Criminal, Cartório Unificado, Instalação

Presidente do TJ inaugura cartórios unificados das varas criminais e tribunais do Júri da Comarca da Capital

-
Presidente inaugura cartórios unificados no Fórum Criminal

Na manhã desta segunda-feira (5), o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, inaugurou o sistema de Cartório Judicial Unificado nas Varas Criminais Comuns e nas Varas dos Tribunais do Júri, instalados, respectivamente, nos 3º e 5º andares do Fórum Criminal ‘Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello’. Na mesma solenidade, Saulo Benevides também fez a entrega das obras de reforma do Fórum e instalou a Galeria de Fotos dos Ex-diretores da unidade, localizado na Avenida João Machado, Centro da Capital. 

-
Corte da fita de inauguração do Cartório Unificado

Para o Presidente do TJ, a criação e instalação dos cartórios unificados se deve, entre outros fatores, ao dever da Administração Pública de organizar sua estrutura gerencial para a concretização e melhoria dos serviços em prol da sociedade e a razoável duração e celeridade dos processos, entre outros pontos do bom andamento processual. “Unificar as varas criminais representa a modernidade. Já fizemos a mesma coisa com as varas cíveis, de Família e fazendárias da Capital. Com essa medida, os servidores passam a trabalhar no mesmo ambiente, sob a coordenação de outro servidor e de um juiz. Isso faz com que a prestação jurisdicional seja mais célere e eficaz”, comentou o Desembargador Saulo Benevides.

Os servidores lotados nessas varas exercerão suas atribuições nos cartórios unificados, atuando em processos de todas as unidades judiciárias que compõem o sistema. 

-
Descerramento da placa referente à reforma do Fórum Criminal

A respeito das reformas, Saulo Benevides disse que além das intervenções no Fórum Criminal, a atual gestão já entregou reformas no Fórum Cível de João Pessoa e Fórum de Campina Grande, além das mais de 40 obras em andamento, entre elas as obras nos fóruns de Santa Luzia, Patos, São João do Rio do Peixe, Guarabira e o do Anexo Administrativo do Poder Judiciário estadual. “A maior de todas as obras será entregue em janeiro, que é justamente o conjunto de restauração que estamos promovendo no Palácio da Justiça”, adiantou o

Presidente.

-
Placa da instalação do Cartório Unificado do Tribunal do Júri

Sobre a galeria dos ex-diretores, o Desembargador Saulo Benevides disse que “é um registro de reconhecimento da história de trabalho e contribuição que cada diretor deu ao Fórum Criminal”. 

O corregedor-geral de Justiça, Desembargador Fred Coutinho, esteve presente à solenidade de inaugurações e falou a respeito da importância dessas ações. “Toda a obra é bem-vinda e esta representa mais um avanço deixado pelo Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba. Essas melhorias vão, certamente, trazer mais fluidez nos serviços no atendimento do jurisdicionado. Já os cartórios unificados representam mais um salto qualitativo que o Judiciário estadual consegue realizar, no que diz respeito a agregação de valores dos serviços cartorários”, comentou.

-
Galeria de ex-diretores do Fórum Criminal

O diretor do Fórum Criminal, Geraldo Emílio Porto, afirmou que essa foi a maior intervenção já feita pelo Poder Judiciário estadual, no Fórum. “Conseguimos abarcar todas as áreas e setores dos sete andares do prédio. Isso vai gerar mais rapidez na demanda processual, além de mais conforto a todos que trabalham e utilizam as dependências do Fórum. Com relação à unificação dos cartórios, é certo dizer que a padronização e unificação das práticas cartorárias, vai trazer mais ganho no trâmite processual”, destacou o magistrado, que também é titular da 7ª Vara Criminal. 

-

Emílio Porto ainda disse que essas inovações “são decorrentes da gestão do Presidente Saulo Benevides ser marcada pelo foco no aprimoramento da governança judiciária, possibilitando a melhoria da prestação jurisdicional e o avanço no projeto de modernização e agilização do Judiciário paraibano”. 

Presenças – Dentre os vários magistrados e demais autoridades que prestigiaram as inaugurações, estavam os desembargadores João Benedito da Silva, Carlos Martins Beltrão Filho, Romero Marcelo, Marcos William e Arnóbio Alves Teodósio (aposentado),  além dos juízes auxiliares da Presidência do TJPB, Euler Jansen, Rodrigo Marques e Giovanni Magalhães Porto; da juíza auxiliar da Vice-presidência, Micheline Jatobá. Presentes ainda o secretário Chefe de Estado, Roberto Paulino, procurador-chefe do Ministério Público Federal na Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa; o deputado estadual, João Gonçalves, representando a Assembleia Legislativa; diretores de fóruns e do TJPB, como também juízes e servidores do TJPB.

Por Fernando Patriota



 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611