Presidente do TJ-PB em Brasília a fim de participar da posse dos novos Presidente e Vice-Presidente do STJ
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>
por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, viajou a Brasília, DF, nesta terça-feira, 2 de setembro. Foi participar, a convite, da cerimônia de posse dos ministros César Ásfor Rocha e Ari Pargendler respectivamente na Presidência e na Vice-Presidência do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Tal posse solene ocorrerá nesta quarta-feira, 3 de setembro. O chefe do Poder Judiciário da Paraíba viajou em companhia de sua esposa, a Dra. Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro, presidente da AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba).
DESEMBARGADOR GENÉSIO
Também o acompanha o assessor militar da Presidência, coronel Gilberto Moura Santos. O regresso do desembargador-presidente Antônio de Pádua ocorrerá já no dia seguinte, vez que, na Capital paraibana, compromissos e despachos inadiáveis o aguardam.
Na ausência do desembargador-presidente — como informa o secretário da Presidência do TJ-PB, Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira —, quem presidirá as sessões do Tribunal Pleno, na manhã e na tarde desta quarta-feira, será o vice-presidente do TJ-PB, desembargador Genésio Gomes Pereira Filho.
PRESENÇAS ILUSTRES
A posse dos novos Presidente e Vice-Presidente do STJ, que ocorre a partir das 15 h, no Plenário desse Tribunal Superior, contará com a presença de grande número de destacadas autoridades da vida nacional, a exemplo dos Presidentes dos três Poderes da República, governadores, representantes da sociedade civil, convidados especiais (inclusive do Exterior) e muitas outras personalidades.
Já está confirmada, por exemplo, a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes; do presidente do Senado Federal, senador Garibaldi Alves; do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; e do procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza.
DISCURSOS PREVISTOS
Outras presenças aguardadas são as do governador do Estado natal do novo presidente do STJ, Cid Ferreira Gomes, chefe do Executivo cearense; dos presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Cézar Britto; da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Dr. Mozart Valadares Pires; e da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Dr. Fernando César Baptista de Mattos, além de altos servidores do Superior Tribunal de Justiça.
De acordo com informações do próprio STJ, a cerimônia de posse terá duração de aproximadamente uma hora. Serão ouvidos os pronunciamentos do ministro Fernando Gonçalves; do procurador-geral da República, Dr. Antônio Fernando Barros e Silva de Souza; do presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Cézar Britto; e do próprio presidente da Corte Superior, ministro César Ásfor Rocha.