Presidente do TJPB apoia pesquisa da AMB ‘Quem somos. A magistratura que queremos’
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o novo papel da magistratura, para construir, com maior segurança, uma agenda eficaz para o Poder Judiciário, a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) está realizando a pesquisa ‘Quem somos. A magistratura que queremos’, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, recomenda a todos os magistrados paraibanos que participem da consulta.
Para participar, os magistrados podem acessar o site da AMB ou o e-mail cadastrado na Associação dos Magistrados dos Brasil e poderão opinar sobre o quinto constitucional, o volume de trabalho e a segurança dos magistrados, por exemplo.
Ao responder pelo site da AMB, caso precise interromper, o magistrado terá que começar do zero ao retornar. Por e-mail (enviado a todos os associados), é possível parar e depois dar continuidade. Para isso, basta salvar antes de sair. O questionário leva até 30 minutos para ser concluído.
“É muito relevante para a representatividade as respostas ao questionário”, ressaltou o presidente da AMB.
A pesquisa é coordenada pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vice-presidente Institucional da AMB e presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil, é a coordenadora adjunta. Os pesquisadores Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Burgos são os mesmos que participaram da primeira coleta de dados em 1997 e, fazem parte da equipe da elaboração da atual pesquisa.
Para a juíza paraibana Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, que integra a comissão da pesquisa, é preciso diagnosticar as dificuldades, anseios e necessidades dos magistrados dentro do Judiciário. “Ressalto a importância da pesquisa para conhecer o pensamento da magistratura, mesmo porque isso ajudará a nortear os passos da AMB”, completou.
Também fazem parte da comissão, como membros, os juízes Durval Augusto Rezende Filho (SP) e Márcia Correia Hollanda (RJ).
Atualização - ‘Quem Somos. A Magistratura que queremos’ é uma atualização de uma pesquisa realizada em 1997, que culminou com um livro intitulado ‘Corpo e alma da magistratura brasileira’, de autoria de Luiz Werneck Vianna, publicado no mesmo ano.






