Presidente do TJPB conduz visita guiada a estudantes e professores da UFPB e do Japão
Estudantes e professores (as) dos cursos de Direito e de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participaram, nesta terça-feira (19), de uma visita guiada às instalações do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O grupo foi recebido pelo presidente da Corte, desembargador Fred Coutinho, que conduziu o tour pelo Palácio da Justiça, em João Pessoa.
O evento também teve a participação do professor doutor Kazuhiro Matsumoto da Universidade Kwansei Gakuin, Japão, que se encontra em visita científica na UFPB.
No TJPB, os visitantes percorreram o Memorial, o Salão Nobre, as salas de sessões - antiga e atual - do Tribunal Pleno, além do Museu e Cripta Epitácio Pessoa. O presidente Fred Coutinho apresentou aos visitantes diversas galerias históricas, como a de presidentes do TJPB que chegaram a ocupar o Governo e a de juristas paraibanos que chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“É muito gratificante recebê-los. Hoje estou aqui, porque ontem eu estava onde vocês estão, pesquisando e batalhando. O que mais quero é a sociedade perto, conhecendo toda essa História. Persistam e procurem apenas fazer o bem”, aconselhou o desembargador, ao presentear os visitantes com duas obras sobre a história e o Memorial do Tribunal.
O professor visitante Kazuhiro, que estuda Direito comparado (japonês, britânico e brasileiro), se disse emocionado por conhecer a história e os locais onde são produzidas as decisões do estado da Paraíba.
A atividade integra o conjunto de ações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB. A professora Werna Karenina Marques explicou que a visita teve o objetivo de proporcionar a estudantes e pesquisadores uma compreensão mais aprofundada sobre a história das instituições jurídicas brasileiras e locais.
Para o estudante Matheus Oliveira, do curso de Direito da UFPB em Santa Rita, foi uma tarde produtiva. “Pudemos ver na prática como ocorrem os julgamentos e o funcionamento do Tribunal, além de entender melhor o processo de tomada de decisões judiciais. Também conhecemos um pouco da história da instituição e de figuras importantes para o estado e para o Brasil, como Epitácio Pessoa”, avaliou.
Por Gabriela Parente
Fotos: Ednaldo Araújo