Conteúdo Principal
Publicado em: 26/05/2023 - 15h48 Tags: Antirracismo, Ações, Apoio

Presidente do TJPB discute ações com representantes do Observatório Paraibano Antirracista

antirracismo
Reunião com representantes de entidades antirracismo

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva e o juiz auxiliar da Presidência, Giovanni Porto, receberam representantes do Observatório Paraibano Antirracista (OPA). A reunião aconteceu, na manhã desta sexta-feira (26), no Anexo Administrativo do Tribunal. Na ocasião, trataram sobre o plano de trabalho para executar as ações, em parceria, nas questões relativas ao combate ao racismo.

O desembargador-presidente, João Benedito, destacou a importância da discussão do tema, ao tempo, em que agradeceu a presença de todos, realçando o apoio do Poder Judiciário estadual à causa. Uma Comissão de Igualdade Racial está sendo constituída no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba, seguindo recomendação do Conselho Nacional de Justiça.

A professora Marli Soares explicou que o principal motivo do encontro com o gestor da Justiça estadual foi reafirmar e fortalecer a parceria com o judiciário estadual, comentou, se referindo à Comissão de Igualdade Racial. “Nós estamos, ainda, em um processo de lançamento e temos propostas a serem discutidas, principalmente, sabendo do interesse do desembargador João Benedito em dialogar”, ressaltou.

O ex-deputado Sargento Dênis Soares, hoje secretário-executivo do Meio Ambiente no Estado, que acompanhou o grupo, destacou, agradecendo, a iniciativa do presidente do Tribunal, desembargador João Benedito, em trazer a discussão do problema do racismo para o TJPB. “Viemos conversar e nos aproximar desse poder tão importante que é o Judiciário. Além disso, colocar os Afro Verdes, entidade que represento, e o Observatório, que é a união de todos os movimentos negros, à disposição do Tribunal para debatermos questões nesta seara. Estamos vivendo um momento histórico”, pontuou.

Também participaram da reunião a professora Jussara Ferreira, a integrante do movimento negro, Dielca Cruz e o professor, Leonardo Ferreira.

Por Lila Santos

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611