Conteúdo Principal
Publicado em: 04/10/2022 - 20h01 Atualizado em: 05/10/2022 - 10h29 Tags: PATJ, Manaíra e São José de Princesa

Presidente do TJPB inaugura Postos Avançados nos municípios de Manaíra e São José de Princesa

-

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, inaugurou mais dois Postos Avançados de Atendimento do TJPB, que passam a funcionar nos municípios de Manaíra e São José de Princesa, ambos vinculados à Comarca de Princesa Isabel, Alto Sertão paraibano. Com esses, já são 74 unidades em toda a Paraíba. A solenidade virtual de inauguração aconteceu na tarde desta terça-feira (4) e contou com a participação do Desembargador do Tribunal, João Benedito da Silva, além da juíza diretora do Fórum de Princesa isabel, Maria Eduarda Borges Araújo.

Com a instalação desses Postos Avançados, quase 15.000 pessoas serão diretamente beneficiadas. “Um dos principais objetivos desse projeto é levar a Justiça ao maior número de pessoas possíveis, sempre com uma visão social, pois sabemos que nem todos têm acesso a um computador ou à internet. Tenho certeza que os postos, hoje inaugurados, irão funcionar muito bem, dando o suporte necessário aos jurisdicionados desses dois municípios”, comentou o Desembargador Saulo Benevides. 

O Presidente do TJPB destacou que o projeto dos postos avançados está sendo replicado por outros tribunais. “Inclusive, o Conselho Nacional de Justiça recomendou essa iniciativa. Contudo, quero dizer que é preciso parcerias para concretizar ações como essa. Quero, aqui, destacar o trabalho conjunto com as prefeituras locais, OAB, Ministério Público e Defensoria Pública”, ressaltou.

A diretora do Fórum de Princesa Isabel, ao agradecer à Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba e a todos que se empenharam para a instalação dos postos avançados afirmou que agora a Justiça está ainda mais próxima do cidadão. “Democratizar a Justiça é fundamental para o seu bom funcionamento. O acesso amplo e sem barreiras aos serviços do Judiciário é preciso, principalmente, com um espaço físico e bem equipado. Alguns moradores não terão que se descolocar até o Fórum da Comarca para resolver suas questões. Então, a palavra é de agradecimento”, pontuou Maria Eduarda Borges Araujo.

Os Postos Avançados do TJPB têm por objetivo ampliar e facilitar o acesso do jurisdicionado ao Poder Judiciário estadual, por meio da realização de atos processuais por meios eletrônicos, através de videoconferência, a exemplo de audiências virtuais e atendimento digital. O serviço é fruto de parceria firmada entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura do Município a ser beneficiado.

Também participaram da solenidade de inauguração juízes, servidores e diretores do Tribunal de Justiça da Paraíba, como também os prefeitos de Manaíra, Messias Simão; o prefeito de São José de Princesa, Juliano Diniz de Moraes, e representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e OAB-PB.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611