Conteúdo Principal
Publicado em: 09/02/2015 - 15h09 Atualizado em: 09/02/2015 - 19h34

Presidente do TJPB participa da inauguração da Escola Técnica do Vale do Mamanguape

A escola leva o nome de “João da Matta Cavalcanti de Albuquerque", pai do presidente do TJ

Des. Marcos discursou em nome da família Cavalcanti

Emocionado e falando em nome da família, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela deferência à família Cavalcanti, durante a inauguração da Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape, que tem o nome do seu pai "João da Matta Cavalcanti de Albuquerque" no frontispício do estabelecimento de ensino. A Escola beneficiará cerca de 1.200 alunos da região. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Cid Gomes, e abriu oficialmente o ano letivo de 2015 no Estado.

“Após 23 anos de falecimento do meu genitor, o governador Ricardo Coutinho, presta não só a ele, mas a toda a minha família, uma das maiores homenagens que um mamanguapense já recebeu; ver seu nome no frontispício de um edifício como a Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape, hoje um dos prédios mais imponentes da região”, disse o presidente em seu discurso.

O homenageado “João da Matta Cavalcanti Albuquerque” foi servidor público, ocupando todas as funções do fisco estadual, na Coletoria da cidade local, onde foi secretário, tesoureiro e coletor ao longo de 31 anos de dedicação exclusiva ao tesouro do Estado. “Eu creio na imortalidade da alma e tenho certeza que meu pai está muito alegre por esta grande homenagem, meus familiares e todos que o conheceram estão radiantes e gratos a vossa excelência por esta lembrança tão significativa e magnânima, que jamais se apagará da nossa memória”, afirmou o desembargador, Marcos Cavalcanti, ao concluir seu pronunciamento.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou, na oportunidade, que esta é a segunda Escola que está sendo entregue no Estado, ao mesmo tempo falou da satisfação e alegria ao homenagear a família do presidente do TJPB. “Nascido e criado em Mamanguape, o senhor João da Matta era uma pessoa íntegra, correta e que muitos nos honra, em seu filho, o desembargador Marcos Cavalcanti, está emprestando o nome do pai para denominar essa Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape. Desta forma, a gente resgata a memória, faz história e reconhece as grandes pessoas que tanto bem fizeram a nossa coletividade”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Já o ministro Cid Gomes falou da importância desta parceria entre os governos do estado e federal. Mais do que isso, o ministro ressaltou que espera disseminar por todo o país a entrega de escolas técnicas que associa o ensino técnico ao profissionalizante. Por fim, ele falou da harmonia entre os poderes do Estado, comprovada pela homenagear que o Executivo fez ao genitor do presidente do Poder Judiciário estadual. “Numa demonstração de harmonia entre os poderes, o governador escolheu para homenagear um filho de Mamanguape, o qual é o pai do atual presidente do Tribunal de Justiça”, destacou.

Ainda na Escola, o desembargador Marcos Cavalcanti presenteou o ministro Cid Gomes com a entrega de dois livros sobre o Poder Judiciário estadual. O primeiro, a respeito da História do Tribunal de Justiça da Paraíba e, o segundo, sobre a comarca de Mamanguape.

Estiveram presentes a inauguração os desembargadores José Ricardo Porto, vice-presidente do TJPB, Arnóbio Alves Teodósio, corregedor geral de Justiça, Fred Coutinho, José Aurélio da Cruz, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e Márcio Murilo da Cunha Ramos, além dos juízes auxiliares da Presidência do TJ, Carlos Neves da Franca Neto e Eduardo José de Carvalho Soares.

A vice-governadora, Lígia Feliciano, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, o deputado federal Damião Feliciano, deputados estaduais e vereadores da Região do Vale do Mamanguape também prestigiaram o evento.

A Escola Técnica do Vale do Mamanguape foi construída com recursos federais e do Tesouro do Estado, um investimento de R$ 9.333.461,69. A unidade é a segunda a ser inaugurada no Estado. A primeira, entregue à comunidade, foi a da cidade de Bayeux. Ao todo, são seis escolas de cursos técnico-profissionalizantes que deverão funcionar no Estado.

A unidade tem capacidade para aproximadamente 1.200 estudantes, sendo 40 alunos por sala de aula. Serão ofertadas 160 vagas para a formação de quatro turmas nos cursos de Agronegócio e Manutenção e Suporte de Informática. Os cursos estão inseridos no eixo tecnológico: Recursos Naturais e Informação e Comunicação.

Nas modalidades de Ensino Técnico Integrado (Ensino Médio e Educação Profissional Técnica), Pronatec (Cursos de Formação Inicial e Continuada/FIC) e ProEja (Educação de Jovens e Adultos/Médio) serão ofertadas 480 vagas. A escola vai funcionar nos três turnos, sendo o período diurno para as turmas do Técnico Integrado e noturno, para as turmas do Pronatec e ProEja. O início das aulas está previsto para março.

Fórum – Antes da inauguração, o desembargador Marcos Cavalcanti visitou o Fórum “Desembargador Miguel Levino de Oliveira Ramos”, daquela comarca, onde foi recebido pela diretora da unidade, juíza Elza Bezerra da Silva Pedrosa.

Por Marcus Vinícius

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711