Presidente do TJPB recebe Medalha de Mérito Judiciário durante solenidade de aniversário do TJPE
Os 196 anos de existência do Tribunal de Justiça de Pernambuco foram celebrados durante toda esta segunda-feira (13), em uma programação solene marcada por respeito à tradição, missa, aposição de fotografias e homenagens prestadas a autoridades diversas, entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, a quem o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, se referiu como 'o irmão mais próximo'. Na ocasião, o gestor do TJPB e outras cinco autoridades receberam a Medalha de Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, no grau de ‘Grão-colar de Alta Distinção’. Também foi feita a diplomação de 41 servidores do TJPE, por Honra ao Mérito. O evento foi realizado no Teatro de Santa Isabel, em Recife.
A condecoração, destinada a personalidades e magistrados que são destaque em suas áreas de atuação, foi recebida com entusiasmo pelo presidente do TJPB. “Uma honra pertencer a este rol de homenageados distintos, que atuam com maestria em suas áreas, e ser homenageado com esta comenda tão elevada e importante. Pertencemos a Cortes vizinhas, parceiras, irmãs. Tenho bons amigos no Estado de Pernambuco e no TJPE. Realmente é uma surpresa, a qual recebo com muita alegria”, declarou.
Na mesma categoria, foram homenageados, também, o ministro Luís Roberto Barroso (STF); o desembargador federal Manoel de Oliveira Erhardt (presidente do TRF – 5ª região); os desembargadores Évio Marques da Silva (TJPE) e Otávio Leão Praxedes (presidente do TJAL), além do general de Exército Artur Costa Moura (comandante do CMNE).
“O festejos foram bem prestigiados durante todo o dia do evento. Os nossos homenageados são ilustres e muito bem quistos, como pessoas e profissionais que são. Este foi o principal critério da escolha de seus nomes para as homenagens que aqui prestamos”, afirmou o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira.
Ao dar as boas vindas a todos os convidados, o presidente da Corte estadual pernambucana também destacou o papel de pacificação do Judiciário na sociedade, o enfrentamento à crise econômica vivenciada pelo país, entre outros assuntos.
“Agradeço a todos que ajudam a construir a história do TJPE há quase dois seculos. Só é possível alcançar esta meta graças a dedicação de desembargadores, juízes, servidores, estagiários e inúmeros parceiros do Legislativo, Executivo e da sociedade. Buscamos, por meio de nossas atividades, proporcionar condições dignas à população. Contem sempre com o nosso apoio”, ressaltou.
A solenidade contou com apresentação do coral do TJPE e do Quinteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã, com regência da maestrina Amilca Aniceto. A programação foi finalizada com um jantar comemorativo.
Clique aqui e veja os nomes dos homenageados pelo TJPE
O TJPE foi criado em 6 de fevereiro de 1821 e instalado em 13 de agosto de 1822 com o nome de Tribunal da Relação de Pernambuco. Completou 196 anos nesta segunda-feira (13/8). A passagem da data foi celebrada, também, com a apresentação do lema da atual gestão: “Inovando para pacificar e unir”.
Medalha de Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado – Criada pelo TJPE pela Resolução nº 17 de 13 de maio de 1985, para homenagear pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido pelos relevantes serviços prestados à causa da Justiça ou pelos seus méritos excepcionais no campo do Judiciário. É a mais alta condecoração instituída pela Corte pernambucana.
Por Gabriela Parente






















