Conteúdo Principal
Publicado em: 03/10/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presidente do TJPB reúne juízes em Campina Grande e apresenta plano de segurança para o Judiciário

Na tarde desta segunda-feira (3), a exemplo do que tem feito ao longo dos nove meses de gestão, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, reuniu os juízes que trabalham na comarca de Campina Grande para discutir questões pertinentes ao trabalho da Justiça e o assunto da pauta foi o Plano de Segurança que o TJ está projetando para reforçar a segurança dos fóruns em todas as comarcas do Estado. “Tenho urgência em implantar este plano para ampliar a segurança em todas as unidades da Justiça ”, destacou o presidente.

“Vamos instalar nos fóruns um controle de entrada, com câmaras, catracas, cartões magnéticos e detectores de metal, tudo isso com o apoio de segurança física armada e qualificada”, adiantou Abraham Lincoln. O presidente, com essas medidas, quer manter a segurança nas unidades judiciárias e a tranquilidade no ambiente de trabalho para os magistrados, servidores, advogados, defensores, promotores e o público em geral.

O encontro com os juízes aconteceu no Fórum Afonso Campos, e contou ainda com a participação do corregedor-geral de Justiça, desembargador Nilo Luis Ramalho Vieira; do presidente da Comissão Permanente de Segurança do Judiciário, desembargador João Benedito da Silva; do desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira; o diretor do fórum Afonso Campos, Antonio Reginaldo Nunes; do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, e o juiz-auxiliar da Presidência, José Ferreira Junior.

O presidente da Comissão detalhou as estratégias para reforçar o sistema de segurança das unidades judiciárias de 1ª, 2ª e 3ª entrâncias em todas as regiões do Estado. O presidente da Comissão, desembargador João Benedito da Silva reiterou a preocupação dos magistrados com a segurança dos fóruns. “Já evoluímos bastante nesta área. Nossa preocupação é com a acessibilidade de pessoas nos fóruns. Para isso será contratada uma empresa especializada em vigilância eletrônica, juntamente com a vigilância física”, adiantou João Benedito.

O desembargador falou ainda das providências que o TJ vem tomando em relação ao reforço policial nas comarcas da Paraíba. Ele informou que os membros da comissão reuniram-se duas vezes com o comando da Polícia Militar, que assegurou a presença de policiais em todas os fóruns da terceira entrância. Está organizando um plano para atender as comarcas de 1ª e 2ª entrâncias, mas no momento, a pedido da comissão está se priorizando a atendimento e reforço nas comarcas mais vulneráveis e que necessitam de uma ação mais ostensiva. O corregedor geral, desembargador Nilo Ramalho, também usou da palavra para reiterar o trabalho efetivo da Corregedoria.

João Benedito acrescentou que o Plano de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba já foi enviado para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inclusive com as atas das quatro reuniões que já foram realizadas. Também integram a Comissão o juiz titular das Execuções Penais da Capital, Carlos Martins Beltrão Filho; o gerente de Segurança Institucional e Militar do TJPB Cel. PM Gilberto de Moura Santos; o assessor de Ações Estratégicas da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba Ten. Cel. PM Júlio César de Oliveira; e o presidente da AMPB, juiz Antônio Silveira Neto.

Gecom/TJPB/fp

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711