Conteúdo Principal
Publicado em: 07/03/2014 - 10h31 Atualizado em: 07/03/2014 - 10h44 Tags: Dia da Mulher

Presidente do TJPB vai participar de comemorações ao Dia Internacional da Mulher em Cajazeiras

O dia 10 de março de 2014 será diferente e, talvez, inesquecível na vida de 41 apenadas da Cadeia Pública Feminina de Cajazeiras. Estas mulheres que cumprem pena em regime fechado participarão, a partir das 8h30, de uma celebração eucarística e de um café da manhã dentro das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8º de março).

A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, vai participar do evento, ao lado da juíza Adriana Lins de Oliveira, titular da Vara de Execução Penal da comarca.

As homenagens as encarceradas faz parte de ações sociais promovidas pelo Poder Judiciário estadual, dentro do projeto de ressocialização ao seio da sociedade, bem como promover a elevação da autoestima da mulher presidiária.

As comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher foram iniciadas no último dia 6 (quinta-feira), no Presídio Júlia Maranhão, em João Pessoa, localizado no bairro de Mangabeira. Na oportunidade, o Tribunal em parceria com o Instituto Embelleze promoveram um dia de beleza para 50 apenadas do regime fechado, com os serviços de corte de cabelo, escova e maquiagem.

“Não se trata apenas de cuidar do cabelo e fazer maquiagem, mas sim da lembrança do momento de valorização”, observou a juíza Rita de Cássia, titular do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

História
O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 130 operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que morreram carbonizadas no dia 8 de março de 1887, durante uma manifestação por equiparação salarial com os homens e melhores condições de trabalho.

Desde então, as mulheres vêm lutando pela igualdade de gêneros em diversos aspectos da vida social e doméstica, e estão recuperando, pouco a pouco, a dignidade que lhes foi retirada durante os anos em que o patriarcalismo reinou nas sociedades.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711