Presidente do Tribunal de Justiça faz visita à Universidade Estadual da Paraíba
Avançar com o trabalho de disseminar a prática da conciliação. Esta foi a pauta do encontro entre o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, e o vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor José Ethan Barros. O encontro ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (22), na Reitoria da UEPB, durante visita que o chefe do Poder judiciário estadual fez à instituição de ensino.
O presidente Cavalcanti informou que o Tribunal e a UEPB estão formatando um convênio, que será assinado em breve, que visa a instalação de um Núcleo de Conciliação onde irão trabalhar, juntos, juízes, professores e alunos da UEPB, como forma de dar celeridade à Justiça, sempre buscando o acordo, como forma de evitar que mais ações esbarrem nos tribunais.
“Avançamos muito nesse encontro, recebemos total apoio da UEPB, através do vice-reitor, professor José Ethan, que nos recebe em nome do reitor, professor Rangel Júnior. Aliás, eu tenho dito sempre que todos os convênios que a atual gestão assinar com órgãos visando levar mais serviço ao jurisdicionado, ao povo, terá de contar com o envolvimento de uma instituição de ensino superior”, declarou.
Já o professor José Ethan acrescentou que a Universidade Estadual estará sempre de portas abertas para firmar parcerias com o Poder Judiciário, classificando a iniciação como uma “estrada de mão dupla”.
“Coma a parceria que pretendemos firmar, ganha todo mundo. Ganha a universidade, porque vai oportunizar aos alunos que vivenciem na prática o que aprendem em sala de aula; ganha a Justiça porque contará com a ajuda de alunos e professores para auxiliar os juízes no julgamento de processos; e, por fim, ganha a sociedade, que passará a contar com uma justiça mais célere”, comentou.
Por Valter Nogueira









