Conteúdo Principal
Publicado em: 18/08/2014 - 15h49

Presidente do Tribunal de Justiça recebe livro do cardiologista Marcelo Queiroga

O cardiologista Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes esteve na manhã desta segunda-feira( 18) no gabinete da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, para entregar uma obra com 616 páginas, contendo ações envidadas na época em que esteve à frente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), para introduzir um novo tratamento no Sistema de Saúde do Brasil, destinado a pessoas idosas, portadoras de uma doença chamada “estenose aórtica”.

Segundo ele, essa é uma doença comum entre pessoas idosas. Acima de 75 anos, 3% a 5% da população têm essa doença que se carateriza pelo diminuição da abertura da válvula aórtica, uma espécie de torneira que fica na saída do coração.

“Essa válvula tem a função de regular o fluxo sanguíneo do nosso corpo. Com o passar do tempo, ela vai endurecendo, fica como se fosse uma pedra, prejudicando a circulação. O tratamento é substituir a válvula por uma artificial, cujo método é conhecido por Transplante de Bioprótese Valvar Aórtica (TAVI)”, explicou.

O livro “A Atuação da SBHCI na Incorporação do TAVI” (Transplante de Transcateter de Bioprótese Valvar Aórtica) no Brasil, de autoria dos cardiologistas intervencionistas Marcelo Queiroga, Pedro Lemos e Fábio Sândoli de Brito Jr, inclui aspectos regulatórios, bioéticos, econômicos e jurídicos.

O médico Marcelo Queiroga afirmou que no Brasil já foram realizados mais de dois mil procedimentos desta natureza, sendo que a maioria conseguiu fazer por determinação do Poder Judiciário. “Na Paraíba, já realizamos procedimentos através de liminares concedidas por juízes”, informou.

Nós fizemos uma série de ações junto ao Governo Federal para que o tratamento fosse ofertado não somente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas também pelas operadoras de planos de saúde. Ele revelou que uma das intenções de presentear a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti com o livro, é que a obra pode servir de base para consulta para magistrados.

O cardiologia ressaltou ainda a “Campanha Jovens Corações”, realizada em nível nacional, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por intermédio da Pastoral da Pessoa Idosa, que tem um trabalho social em 25 Estados, com mais de 20 mil voluntários, visitando cerca de 150 mil pessoas de idade avançada por todo os Brasil.

A Campanha Jovens Corações também é enfocada em um dos capítulos do livro, bem como a parceria da SBHCI com diversas entidades da sociedade civil, dentre as quais a CNBB e o Ministério Público Federal.
Por Marcela Sitônio

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711